Como os técnicos calculam o tempo que o semáforo deve ficar verde?
Há fórmulas matemáticas que permitem que os técnicos de trânsito decidam quanto tempo cada farol deve ficar verde para cada lado em um cruzamento. Eles dividem o volume de carros que passam em determinado período pelo volume ideal de carro que podem passar naquele intervalo naquela rua. Para chegar ao volume ideal (chamado “de saturação”) levam-se em conta a largura da rua, se é subida ou descida e vários outros fatores. Com o resultado, o técnico saberá se o número de carros é maior ou menor que a capacidade da rua. O lado do cruzamento que está mais vazio terá farol verde mais curto.
Semáforos podem ser programados diretamente ou por computadores de uma central controle de trânsito. No segundo caso, a grande vantagem é que não é necessário ir até o aparelho para alterar a programação.
A forma mais avançada controle de trânsito é o semáforo de tempo real. Sensores colocados sob o asfalto nos cruzamentos registram quantos carros passam em um determinado período e enviam a informação para a central “A cada instante o computador calcula qual deve ser o tempo que o semáforo permanece verde”, diz o engenheiro Mauro Mazzamati, da Companhia de Engenharia e Tráfego de São Paulo. Está previsto para início da instalação desse equipamento, já comum na Europa, na cidade de São Paulo.