Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Gás e Colher

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 dez 1987, 22h00

Reinaldo de Coimbra Filho

É verdade que, ao colocarmos uma colher no gargalo de uma garrafa de refrigerante, o gás demora mais tempo para escapar?

Tudo indica que não. Segundo o Professor José Atílio Vanin, do Instituto de Química da Universidade de São Paulo, “quando retiramos a tampa de uma garrafa de refrigerante, o gás escapa com facilidade. Não adianta usar colher, caneta ou alfinete para impedir. O único fator que pode retardar a liberação é a temperatura. O gás escapa com rapidez à temperatura normal da geladeira – de 0 a 4 graus. Abaixo de zero, a velocidade tende a diminuir”.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.