Clique e assine a partir de 8,90/mês

Geometria

Muito antes de a régua existir, era preciso medir espaço

Por Da Redação - Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 ago 2006, 22h00

A geometria é o ramo da matemática que trata de problemas chamados “métricos”, por medirem áreas e volume. A palavra geometria é composta de dois termos gregos: geos (terra) e metron (medida). E começou por causa de uma necessidade prática: melhorar o sistema de cobrança dos impostos pelo governo, nas áreas rurais do Egito antigo.

Todos os anos, durante a época de chuva, o rio Nilo transbordava e destruía as cercas que delimitavam as propriedades. Sem saber qual a dimensão exata das terras, ficava difícil cobrar imposto dos proprietários. Para resolver a questão, os faraós decidiram contratar agrimensores, cuja tarefa era medir e restabelecer as fronteiras. Eles chegavam às fazendas com pedaços de corda, dividiam os terrenos em retângulos e triângulos e podiam, assim, cobrar as taxas devidas. Sem querer, deram origem a uma das ciências mais visivelmente aplicáveis que a humanidade conhece.

Mas a teoria geométrica que conhecemos (uma ciência dedutiva, não prática) surgiu na Grécia antiga, em 7 a.C. Foi o pensador Euclides que fez uma compilação metódica e ordenada de axiomas, postulados e teoremas estudados até hoje.

Publicidade