Sérgio Gwercman
Ideias…
Boas ideias são transformadoras. Boas ideias merecem ser espalhadas. Ou melhor, mais do que merecem: elas precisam ser espalhadas. Foi por acreditar nesse princípio que a SUPER se engajou na curadoria e na divulgação do TEDxSão Paulo. A conferência, você deve ter visto nos últimos meses em nossas páginas, reúne os principais pensadores do mundo para apresentar suas ideias transformadoras. Cria um ambiente intelectual imprevisível e diverso – e, por isso mesmo, inspirador. A edição paulista, a primeira realizada no Brasil, aconteceu no final de novembro. Tinha a ambição de responder o que o Brasil tem a oferecer ao mundo agora. Algumas das ideias mais brilhantes apresentadas no evento você vai conhecer na reportagem da página 60. E vai conhecer de uma maneira especial. Vá até lá. É uma boa surpresa.
Boas ideias são muito importantes para nós. Elas são o centro desta revista. A SUPER não é uma publicação de ciências, ou de conhecimento, ou de tendências ou de comportamento. Somos, acima de tudo, uma revista de ideias. Das melhores ideias. Por trás de todas as reportagens que escrevemos, está sempre a busca obsessiva por apresentar os pensamentos e os pensadores que você precisa conhecer.
…E ações
Ao lado do hall de entrada da Abril está escrita bem grande uma frase de Victor Civita, fundador da editora. Leio-a quase todo dia a caminho da redação: Quero ter uma ideia nova a cada dia e, depois, tentar “realizá-la”. Passar do desejo para os resultados, seu Victor certamente sabia, não é algo que se faça imediatamente. Leva um pouco de tempo.
Há coisa de 4 anos, tornar esta uma empresa verde era apenas uma ideia. Hoje, faz parte das ações. Elogiar o chefe, eu sei, sempre tem um cheiro de puxa-saquismo. Mas pode acreditar – me envolvi pes soalmente e tenho acompanhado de perto o andamento das coisas. Sei do desafio de mapear todas nossas emissões de CO2 e tomar medidas para reduzi-las; do envolvimento de parceiros – o que hoje nos permite utilizar na gráfica uma tinta de base vegetal; das decisões estratégicas, como passar a comprar papel com certificação (e, boa notícia, a SUPER deve ser 100% impressa em papel certificado até a metade de 2010); da busca pela inovação, com os testes de um plástico biodegradável para embalar revistas; e, finalmente, do enorme esforço e seriedade das pessoas que estão fazendo de uma ótima ideia uma realização transformadora.
Um grande abraço.