PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Japão quer criar uma folga por mês nas segundas-feiras de manhã

Chamada de "Segunda Brilhante" a medida visa diminuir o estresse dos trabalhadores - e pode melhorar a economia do país

Por Rafael Battaglia
24 ago 2018, 19h03

Aquela tristeza que bate no domingo à noite, após o jantar, já anuncia: a temida segunda-feira está chegando. Voltar para a rotina de trabalho depois do final de semana pode ser um pesadelo, mas o Japão quer aliviar um pouco essa barra para a sua população.

O Ministério da Economia, Comércio e Indústria anunciou na semana passada um projeto chamado “Segunda Brilhante”, que propõe que, uma vez por mês, os funcionários tenham uma manhã de segunda-feira de folga. Já houve uma proposta em fevereiro para que as pessoas saíssem mais cedo na última sexta-feira do mês, mas como o período é atarefado para as empresas, quase ninguém conseguiu aproveitar.

Essas medidas tocam em um assunto delicado por lá: a relação entre os japoneses e o trabalho. Em 2015, um empregado que cumpria uma jornada de 100 horas semanais cometeu suicídio e levantou a questão dos impactos do trabalho em excesso na vida das pessoas. Por lá, existe até uma palavra específica para morrer de tanto trabalhar: karoshi.

O ministério já até chegou a testar a ideia. No final de julho, cerca de um terço dos funcionários do próprio órgão começou o expediente depois do almoço. Segundo os autores do plano, espera-se que o estresse dos trabalhadores diminua. Além disso, instituir essa pequena folga na rotina pode fazer com que as pessoas saiam mais às compras e considerem a ideia de ter filhos, atitudes que movimentariam a economia do país.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.