GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Jogar games online melhora suas notas – o Facebook, por outro lado…

Notas de mais de 12 mil alunos foram analisadas - e quem joga praticamente todo dia se saiu melhor que o resto.

Suas notas estão caindo? Então aí vai uma sugestão: comece a jogar algum game online. Ao contrário do que os pais de plantão podem estar dizendo nesse exato momento, o professor de economia Alberto Posso, do australiano Instituto Real de Tecnologia de Melbourne , está cravando que os games não pioram seu desempenho na escola – pelo contrário, eles impulsionam os resultados.

Para chegar a essa conclusão, Posso analisou as notas de 12 mil alunos australianos com 15 anos de idade. Os resultados apontaram que os estudantes que jogavam quase diariamente eram acima da média em matemática e ciências. “É provável que isso seja uma consequência do fato de que muitos jogos online possuem desafios que envolvam conhecimentos matemáticos, científicos e de interpretação de texto”. Afirma o professor no estudo.

LEIA: O lado bom da educação pública brasileira

Por outro lado, é bem capaz que o Facebook atrapalhe o rendimento (se você achou essa matéria na rede social, e parou de estudar para lê-la, desculpe). “Estudantes que usam redes sociais regularmente estão, claramente, perdendo tempo com algo que não é estudar”, afirmou Posso à TV americana CBS News. “Mas isso também pode indicar que eles têm dificuldade nas matérias e preferem socializar do que correr atrás disso”.

Posso acredita que a pesquisa consiga estimular o uso de videogames populares em sala de aula. Tudo orientado pelo professor, claro – jogar Pokémon Go durante a aula de matemática continua sendo contraindicado.