PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Jogo – Dominó

Uma alternativa para o buraco

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 31 jan 1990, 22h00

Cartino – jogo para 2 a 4 jogadores, produzido por Coluna S.A Gráfica, Jogos e Brinquedos

Este não o mesmo jogo produzido pela própria Coluna há cerca de uma década. Aproveitou-se o mesmo nome para outro jogo, que já vendeu milhões de exemplares nos Estados Unidos ao longo dos últimos doze anos. O nome saiu ganhando, pois este jogo é bem melhor que o anterior.
No Brasil, um dos jogos de cartas mais praticados no ambiente doméstico é o buraco. Ele é um grande jogo, não há dúvida, mas é pena que alguns o pratiquem de modo exclusivo. Para quem gosta de variar é uma trabalheira convencer certos tipos de que há vida inteligente além do mundo das canastras. Pois bem, Cartino é uma excelente alternativa para apresentar a tais pessoas. Analogamente ao buraco, Cartino também faz uso das seqüências e grupos de cartas, mas nele as combinações baixadas pelos participantes não pertencem definitivamente a seus autores, podendo ser desmanchadas e capturadas pelos oponentes. É que os descartes podem ser feitos tanto nas combinações próprias, como nas dos outros, valendo para isso inclusive desmanchar combinações e reconstruí-las com outro ordenamento. Por exemplo, ao descartar um “10” na seqüência “8, 9, 10, 11, 12”, o jogador a transforma em duas seqüências: “8, 9, 10” e “10, 11,12”. Vale mexer à vontade nos jogos já descartados, recombinando-os simultaneamente, desde que, após a ginástica, não reste nenhuma carta avulsa sobre a mesa. Isto, no calor da partida, com uma dúzia de jogos já baixados, pode parecer tão difícil quanto desmontar dois relógios e remontar três – sem sobrar nenhuma peça! Mas vale a pena: depois do esforço você estará com uma ou mais cartas a menos na mão – e é preciso livrar-se de todas elas para ganhar a partida.
As regras sugerem o controle de tempo como uma variação, mas em minha opinião ele é essencial. Assim, um máximo de 2 minutos para cada jogada imprime ao jogo um dinamismo e uma concentração impossíveis de obter numa rodada de buraco. Aliás, é exatamente por isso que não se consegue jogar Cartino com um baralho comum, pois as cartas deste não permitem a mesma visualização e rapidez de manipulação que se consegue com as pequenas plaquetas de Cartino, bem mais grossas e com números enormes.

A embalagem e componentes são de boa qualidade, inclusive com um folheto de regras em papel cuchê, impresso em cores – um requinte incomum nos jogos brasileiros.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.