GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Jogo – Paris-Dakar

Paris-Dakar – jogo para dois a quatro participantes, produzido pela Sonata Produtos Plásticos Ltda.

Não é nova a idéia de estruturar um jogo com uma mecânica hostil aos participantes, isto é, um jogo com um ambiente adverso que, por si só, possa abatê-los, ao contrário do que ocorre normalmente, quando cabe ao adversário a tarefa de ir vencendo a resistência inimiga. Um exemplo clássico desse tipo de mecânica é o jogo Outdoor Survival, da empresa americana Avalon Hill. Nele, os competidores não lutam diretamente entre si, mas contra uma região selvagem, que têm de atravessar a pé, enfrentando a sede, a fome, os animais e as intempéries.
Em Paris-Dakar, retorna-se a idéia de modo bem mais simplificado, só que com o clima do famoso rali. No início do jogo cada participante recebe uma provisão de doze cartas, com itens essenciais para a travessia do deserto. Há cartas com gasolina, água, alimentos, pneus, óleo, bússolas e até estojos de pronto-socorro. Cada jogador movimenta uma equipe de quatro carros, que utilizam conjuntamente essas cartas. Os carros movem-se segundo os caprichos de um dado e sessenta cartas de instruções, que vão consumindo rapidamente a provisão – tão mais rápido quanto menos coordenada for a movimentação dos carros.
As provisões podem ser respostas nos oásis e cidades que há pelo caminho, embora isso provoque um atraso desagradável. Porém, precisar de uma carta fora desses lugares e não a ter, mais do que desagradável, pode significar a derrota. O fator sorte tem um grande peso no jogo, mas ainda assim, numa série de partidas, um jogador calculista tenderá a impor vantagem sobre alguém que jogue descuidadamente. Como exemplo, é possível memorizar certas cartas de instruções já utilizadas. Como isso, pode-se prescindir de certas provisões, sabendo que elas não serão mais requisitadas ou serão muito raramente.
O rali consta de três partidas ou etapas progressivamente mais difíceis (o número de centros de abastecimento vai diminuindo). Lamentavelmente há uma etapa, anterior à primeira, que já pode alquebrar competidores menos determinados: a leitura das regras. O folheto não é claro e gera uma série de dúvidas. Dá para deduzir a interpretação correta, mas uma reedição melhorada pouparia esse trabalho.