Como calcular quanto de cadarço é necessário para amarrar um tênis? Qual é a amarração mais econômica?
Há quatro maneiras muito conhecidas de se amarrar um tênis: o ziguezague americano, o laço europeu, o gavage e o escocês. Elas podem ser comparadas passando o cadarço como manda cada um dos estilos, depois pegando uma régua e somando pedaço a pedaço. Mas também há um jeito usado pelos matemáticos, de resolver o problema. Veja só.
Primeiro separa-se o laço em segmentos horizontais, verticais e diagonais. Depois verifica-se o tipo de figura geométrica que eles formam. “No caso das três primeiras amarrações, conhecidas como de tipo cruzado, os segmentos formam triângulos retângulos”, explica Osvaldo Sangiorgi, matemático da Universidade de São Paulo. A distância entre os furinhos na horizontal e na vertical formam os catetos do triângulo. Para saber o tamanho da hipotenusa (diagonal), usa-se o teorema de Pitágoras, aquele segundo o qual o quadrado da hipotenusa é igual à soma dos quadrados dos catetos.
No modelo escocês, formam-se em vez de triângulos retângulos, retângulos abertos. Aplicam-se também a essa figura as fórmulas matemáticas de cálculo do perímetro. Feitos os cálculos, a conclusão é de que o escocês é o mais econômico, seguido do americano, do europeu e, por fim, do gavage.
Amarrado em números
O matemático Osvaldo Sangiorgi, da USP, calculou, a pedido da SUPER, quanto cadarço gasta cada estilo de amarra, usando 4 centímetros entre os furinhos horizontais e 2 entre os verticais.
Escocês
Sem cruzamentos transversais, é o mais curto: 21 centímetros.
Ziguezague Europeu
É uma mistura do gavage com o ziguezague americano: 35,4 centímetros.
Ziquezague Americano
Preferido dos adolescentes. É o menos gastador depois do escocês: 33,3 centímetros.
Gavage
É o mais longo de todos: 36,9 centímetros. Mas segura firme.