PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Mito: Maconha causa danos irreversíveis à memória

Ela bloqueia a memória de curto prazo, mas tudo volta a funcionar normalmente depois que o efeito passa

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 16 nov 2016, 15h19 - Publicado em 25 fev 2011, 22h00

Perder a hora para um compromisso recentemente agendado, esquecer o nome do filme que acabou de ser visto… Lapsos desse tipo são comuns entre usuários de maconha. Eles acontecem porque a droga bloqueia a memória de curto prazo – aquela de pequena duração, necessária num determinado instante, mas da qual nos desfazemos logo em seguida. Exemplo: quando alguém nos informa o número de um telefone que não conhecemos, quase sempre precisamos anotá-lo imediatamente. Se tivermos de procurar papel e caneta, corremos o risco de esquecê-lo, por menor que seja o tempo decorrido. Isso é memória de curto prazo.

Mas bloquear não significa provocar danos irreversíveis! Várias pesquisas já provaram que o impacto da droga sobre a memória recente é passageiro – ele ocorre apenas enquanto o sujeito permanece sob o efeito da erva. Assim que os baseados são deixados de lado, tudo volta a funcionar normalmente.

“Se alguém usar maconha num dia e medir os níveis de memória e concentração no outro, eles estarão apenas ligeiramente alterados”, afirma o psiquiatra Ronaldo Laranjeira, coordenador da Unidade de Pesquisa em Álcool e Drogas da Universidade Federal do Estado de São Paulo (Unifesp). De acordo com o psicofarmacologista Elisaldo Carlini, também da Unifesp, quem vive chapado o tempo todo acaba não consolidando a memória de longo prazo, uma vez que ela se solidifica pela repetição do que é registrado na memória de curto prazo. Trata-se, porém, de um efeito transitório, que desaparece quando a pessoa se afasta da droga.”

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.