PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nicotina contra as larvas

A planta do tabaco possui um sistema de alarme e defesa em suas folhas quando atacadas por larvas, e assim que recebe o sinal do ataque aumenta a produção de nicotina para espantar o visitante.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 31 Maio 1995, 22h00

Os vegetais têm seus estratagemas para se defender dos inimigos. Alguns deixam as armas bem à vista, como os carregados de espinhos. Outros são mais sutis e liberam substâncias tóxicas que dão um “chega –pra – lá” nos predadores. A novidade descoberta pelos botânicos é que algumas plantas têm ainda um sistema de alarme químico, que aciona o contra-ataque. É o caso do tabaco. Ele despeja uma superdose de nicotina sobre as lagartas que ousam mordiscar suas folhas. À primeira mordida, a folha ferida produz um ácido mensageiro, que viaja pelo caule até as raízes. Lá, ele “ordena” a aceleração da produção de nicotina, que volta para a folha e acaba espantando o intruso comilão.
As experiências realizadas pela equipe de Ian Baldwin, na Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, Estados Unidos, mostram que a quantidade de ácido mensageiro nas folhas da Nicotiana sylvestris – uma espécie selvagem originária do Chile – começa a subir em cinco minutos. Em duas horas, ele chega às raízes. E leva mais três horas para a nicotina alcançar o local do ataque. Como uma lagarta leva até um dia inteiro para devorar uma única folha, os pesquisadores concluem que o sistema é muito eficiente.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.