Abril Day: Assine Digital Completo por 1,99

Nicotina contra as larvas

A planta do tabaco possui um sistema de alarme e defesa em suas folhas quando atacadas por larvas, e assim que recebe o sinal do ataque aumenta a produção de nicotina para espantar o visitante.

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 31 Maio 1995, 22h00

Os vegetais têm seus estratagemas para se defender dos inimigos. Alguns deixam as armas bem à vista, como os carregados de espinhos. Outros são mais sutis e liberam substâncias tóxicas que dão um “chega –pra – lá” nos predadores. A novidade descoberta pelos botânicos é que algumas plantas têm ainda um sistema de alarme químico, que aciona o contra-ataque. É o caso do tabaco. Ele despeja uma superdose de nicotina sobre as lagartas que ousam mordiscar suas folhas. À primeira mordida, a folha ferida produz um ácido mensageiro, que viaja pelo caule até as raízes. Lá, ele “ordena” a aceleração da produção de nicotina, que volta para a folha e acaba espantando o intruso comilão.
As experiências realizadas pela equipe de Ian Baldwin, na Universidade Estadual de Nova York, em Buffalo, Estados Unidos, mostram que a quantidade de ácido mensageiro nas folhas da Nicotiana sylvestris – uma espécie selvagem originária do Chile – começa a subir em cinco minutos. Em duas horas, ele chega às raízes. E leva mais três horas para a nicotina alcançar o local do ataque. Como uma lagarta leva até um dia inteiro para devorar uma única folha, os pesquisadores concluem que o sistema é muito eficiente.

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

ABRILDAY

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 1,99/mês*

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 14,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$23,88, equivalente a 1,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.