PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Nosso quintal – Carta do Redator-Chefe

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 30 nov 2008, 22h00

Sérgio Gwercman, redator-chefe

Quando a Abril lançou o projeto Planeta Sustentável, em 2007, imaginava que não poderia dar contribuição melhor ao ambiente do que colocá-lo em debate nas revistas da casa. Apresentar diferentes pontos de vista, mostrar os fatos, produzir edições como esta SUPER verde, dedicada à sustentabilidade. E assim permitir a você, leitor, formar sua opinião, decidir como agir. Era uma aposta no efeito multiplicador das boas idéias.

A tese se mostrou acertada. Tão acertada que a própria editora foi a primeira a sentir seu impacto. E o resultado é que 2008 acaba como um ano transformador para a Abril, que deu novos e importantes passos sustentáveis. Talvez você aí de fora não tenha percebido, mas esta é primeira boa notícia: as mudanças foram motivadas pelo desejo de mudar, não de fazer propaganda. “O que fazemos, fazemos por convicção”, diz Sidnei Basile, vice-presidente de Relações Institucionais. Na lista dessas convicções, está a assinatura do GHG Protocol, documento firmado por corporações que se comprometem a mapear e reduzir suas emissões de gases de efeito estufa. Também está a certificação de que o papel utilizado pela gráfica vem de florestas sustentáveis. E a inauguração da praça Victor Civita, que revitalizou uma área paulistana onde antes funcionava um lixão tóxico.

Mas a parte mais legal da história vem agora. Enquanto a direção da Abril se movimentava com ações que vinham lá do alto, funcionários faziam o movimento inverso. E se perguntavam o que fazer para tornar seu trabalho sustentável. Gente como a Georgia Barcellos, que organiza eventos e percebeu que poderia trocar motoboys por bikeboys para distribuir convites. Ou o Daniel Fernandes, engenheiro na gráfica, que desenvolveu um processo para reutilizar a água com solvente que sobra das impressões. Reginaldo Tiossi, do setor de transportes, levantou suas emissões de CO2. Depois, começou a reduzi-las. Hoje, ele faz entregas em São Paulo com uma frota leve movida a gás.

Era tanta gente se mexendo que daí nasceu um grupo, batizado de Agenda Ambiental. Ali estão pessoas que fazem porque querem, não porque o chefe mandou. A idéia da Agenda é trocar idéias. E depois tentar implementá-las. Valem ações simples, como melhorar a coleta reciclável no prédio da Abril. Ou ousadas, como encontrar um jeito de embalar as revistas com plástico biodegradável.

Continua após a publicidade

É inspirador saber que pessoas assim circulam pelos corredores desta empresa. Talvez você possa fazer o mesmo no seu trabalho, na faculdade. Porque 2009 está logo ali. E tomara que você também faça dele um ano transformador!

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.