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O café do futuro

A bebida feita de leite de coco e cúrcuma é a nova queridinha dos que querem substituir o café

Por Felipe Germano Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h58 - Publicado em 4 jun 2016, 00h30

Café é uma bebida extremamente popular: tem para todos os gostos (quente, gelado, doce, amargo) e para todos os bolsos (do pingado de um boteco fuleiro à versão gourmet no bairro mais caro da cidade). Talvez justamente por conta dessa popularidade, cada vez mais gente está procurando alternativas para a bebida, vinsando liberar seu lado mais hipster. Agora, um sucessor talvez tenha sido escolhido – é o latte de cúrcuma.

A bebida é, basicamente, cúrcuma com leite de coco, e vem fazendo sucesso principalmente na Austrália, Inglaterra e Estados Unidos. Não é à toa. Assim como no caso do bolo-bolha, a cor dourada e o pó de cúrcuma pareciam ter sido feitos para o Instagram. Não demorou muito para que todo mundo quisesse tirar uma foto mesclando alguns goles e muitos filtros. Bombou.

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Apesar da onda ser nova, a receita não é exatamente recente – e muito menos ocidental. O latte em questão parece muito com o haldi-doodh, bebida popular no sul da Ásia preparada com cúrcuma, leite e algumas especiarias (como pimenta moída).  Acontece que a versão asiática é tida como um remédio caseiro regional usado para melhorar a imunidade de quem toma – é o chá de boldo dos indianos e paquistaneses -, vendo a similaridade os vendedores do ocidente começaram a adotar o discurso de que o latte de cúrcuma também teria propriedades benéficas para o corpo humano.

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Não precisava mais do que isso para a bebida ganhar seus cinco minutos de fama, mas eis que o latte – também chamado de “leite dourado” –  possui cafeína na sua composição, foi suficiente para aumentar ainda mais a atenção em torno do produto; os mais empolgados chegaram a clamar que a receita seria a sucessora do café – o jornal britânico The Guardian, afirmou que a ideia era e uma alternativa saudável e chegou a falar que a novidade era “a bebida de 2016”.

Difícil saber se a moda realmente pega, ou se ela vai sequer chegar ao Brasil da mesma maneira que está atingindo os gringos, mas, aparentemente, o sucesso só segue crescendo. As buscas envolvendo cúrcuma cresceram 300% nos últimos 5 anos – sendo que 56% desse aumento ocorreu entre novembro de 2015 e janeiro de 2016. O pingado da padaria acaba de encontrar um concorrente.

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