Clique e Assine SUPER por R$ 9,90/mês
Continua após publicidade

O curioso caso do bufê para macaco

Nossos intrépidos leitores batem recordes com perguntas estupendamente estapafúrdias

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 15 set 2014, 22h00

BICHOS MIMADOS

Estava vendo uma matéria sobre macacos e percebi que eles comem basicamente a mesma coisa todo dia. Animais podem enjoar do que comem? Obrigada por responder (na verdade exijo que responda. Por favorzinho, vai).

Vitorya da Cruz,

Porto Alegre, RS

Animais com dieta variada podem enjoar, assim como você. Se submetidos a um cardápio previsível, tipo os almoços de firma e suas maioneses, eles param de comer e procuram outra coisa para forrar o bucho. Já bichos que têm naturalmente poucas fontes de alimentos não passam por isso. É o caso do panda, que come broto toda a vida sem chiar. E o bambu?*¹

VOLTA, COPA ORÁCULO!

Se uma criança de 9 anos passar creme que rejuvenesce dez anos, ela morre ou fica com -1 ano?

Thiago Neves,

Araras, SP

Continua após a publicidade

Se essa minipessoa passar creme rejuvenescedor em tão precoce idade, ela não morrerá nem se transformará num Benjamin Button. Mas correria o risco de ter reações de irritação e queimadura na pele. Pelo visto é bom esclarecer: esses cremes servem para tratar sinais de envelhecimento, não para fazer alguém ficar mais jovem literalmente – o que, pensando bem, seria incrível. Parabéns pela ideia.

JARDIM DAS BIRITAS

É verdade que cerveja faz bem para a samambaia?

Nayara Sampaio,

Teresina, PI

Continua após a publicidade

Cerveja faz bem para plantas em geral. Suas matérias-primas, como as leveduras e o lúpulo, fornecem nutrientes que podem ser absorvidos – como se fossem adubo. Já o álcool serve para espantar agentes infecciosos, tipo fungos. Dito isso, muita calma nessa hora ao resolver tomar um porre com seu cacto. Em vez de embebedá-lo, faça uma mistura com só 10% de cerveja e 90% de água. Borrife na planta e, com o resto da bebida, regue o seu copo. *³

PERGUNTA CLÁSSICA

Ó, grande mente que tudo sabe, quando eu era criança e aprontava, minha mãe falava que eu ia saber com quantos paus se faz uma canoa. Hoje, 25 anos, casado, independente, nunca soube com quantos paus se faz uma canoa. Tire essa enorme dúvida que rodeia minha mente diariamente.

Davi Araújo,

São Luís, MA

Um pau. Isso se você quiser uma piroga, canoa de tronco escavado, usada por povos americanos há mais de 2 mil anos. Se preferir algo mais moderno, no Brasil alguns fabricantes de pequenos barcos usam 70 a 90 ripas de madeira. Há ainda canoas bem simples com três tábuas (uma no fundo, mais as laterais). E tem também os barcos de alumínio, que não usam pau nenhum. Ou seja, tem pau (e canoa) para tudo que é gosto.

Continua após a publicidade

PONTE AÉREA ASTRONÔMICA

Se a Terra fosse do tamanho de Júpiter, quanto tempo demoraria uma viagem de avião de São Paulo a Tóquio?

Douglas Alves,

São Paulo, SP

Sem escalas, a jornada seria de dez dias terrestres, 19 horas e 42 minutos. O raio de Júpiter é 11 vezes maior do que o da Terra, então a distância .São .Paulo-Tóquio (23 horas de molejo no avião) seria uma epopeia de 207.366 quilômetros.

Continua após a publicidade

QUE DESELEGANTE

Todo comercial de iogurte para regular o intestino tem mulheres como foco. Por que elas não conseguem “fritar o acarajé” tão bem quanto os homens?

Gabriel Rodrigues,

Vatapalândia*, ES

Intestino preguiçoso é, de fato, mais frequente em mulheres. A principal culpada é a progesterona, que causa uma movimentação mais lenta do intestino. Além disso, situações como gestação e TPM podem contribuir para a prisão de ventre. E há o fator cultural. Mulheres tendem a evitar fazer o nº 2 fora de casa, e o intestino se acostuma a funcionar com menos regularidade.*²

Continua após a publicidade

Fontes: *¹ Mauro Lantzman, professor de psicobiologia da PUC-SP e especialista em medicina do comportamento animal

*² Sidney Klajner, gastroenterologista e vice-presidente do Hospital Albert Einstein, São Paulo

Carlos Augusto Posser Silveira, engenheiro agrônomo e pesquisador da Embrapa Clima Temperado

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Oferta dia dos Pais

Receba a Revista impressa em casa todo mês pelo mesmo valor da assinatura digital. E ainda tenha acesso digital completo aos sites e apps de todas as marcas Abril.

OFERTA
DIA DOS PAIS

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 9,90/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.