Oráculo
Neste especial fizemos perguntas estranhas, muito estranhas. Mas nada pode vencer a curiosidade dos nossos leitores
1. Como e por que nós temos déjà vu?
Bruno Abatti, Florianópolis, SC
Isso permanece um mistério. Pesquisadores sabem que 60% das pessoas tiveram pelo menos uma vez um déjà vu – a sensação de reviver uma situação em que nunca esteve. Sabem também que isso ocorre mais entre pessoas jovens, viajadas e estressadas. Mas, além disso, apenas começaram a identificar áreas relacionadas ao fenômeno.
Pesquisadores da Universidade de Leeds, na Inglaterra, realizaram tomografias em dois pacientes que sofriam de déjà vu crônico e descobriram que havia um problema em seu lobo temporal, uma das partes responsáveis pela memória. Isso fazia com que seu cérebro trabalhasse constante e espontaneamente desencadeando a noção de familiaridade (te conheço de algum lugar?), mas sem conseguir associar essa noção a algum evento do seu baú de recordações pessoal.
O curioso é que isso não está somente ligado ao sentido da visão – o tilt também acomete cegos. Isso derruba a antiga teoria de que o déjà vu era um problema no processamento das imagens captadas pelos olhos. Os estímulos de uma retina chegariam microssegundos antes ao cérebro do que os estímulos da outra, e, por isso, teríamos a sensação de ver a mesma imagem duas vezes.
2. Por que algumas pessoas nascem com 3 mamilos?
Andressa Andrieli do Carmo, Maringá, PR
Fique tranquila – se você, sua mãe ou seu namorado tiver um mamilo extra, saiba que 1 a cada 18 pessoas estão na mesma situação. Isso é resultado de uma malformação durante a fase embrionária do desenvolvimento. Em geral, eles aparecem em dois eixos desde as axilas até as coxas – ou seja, na linha em que mamíferos têm mamas, a exemplo de cadelas.Podem ser de vários tipos, desde os completos, com auréola e tecido glandular mamário, potenciais produtores de leite, até aqueles que parecem uma verruga. Não há comprovação científica de que estejam associados a doenças, e não precisam ser removidos, a não ser por questão estética. Só precisa tomar cuidado quem tiver câncer de mama, pois o tumor pode aparecer também nos mamilos extras.
FONTES: Normal patterns of deja experience in a healthy, blind male: Challenging optical pathway delay theory, Akira R. O¿Connor; Facts About Floaters, National Eye Institute (EUA); Escute seu corpo!, Jacqueline Egan e Joanne Liebmann-Smith; Supernumerary nipples, U.S. National Library of Medicine; Catriona Morrison, da Universidade de Leeds.