GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Oráculo: Sobre meninos, teclados e bobos

Focinho de cão, menstruação, espião e depressão. Se você é contra a rima fácil, crie um abaixo-assinado, digital ou feito a mão

Edição: Felipe van Deursen Reportagem: Fronteira – Agência de Jornalismo

RELÓGIO BIOLÓGICO
Por que a água da descarga desce em sentido horário?

Vinícius Matos,
no Facebook

A água não desce sempre no mesmo sentido. E os motivos que a levam a girar ora assim ora assado são diversos. Mas a resposta é mais simples que entender as regras de privacidade do Facebook. Herbert Alexandre João, do Laboratório de Ensino de Física da USP, diz que um dos principais fatores é o formato do vaso. Também influem a pressão da água, a instalação e a inclinação do piso. “Se a pressão mudar, o sentido pode ser outro”, exemplifica. E sabe aquela história da água descer diferente conforme o hemisfério? Sim, existe essa tese. Mas ela só funcionaria em um volume muito grande de água, não na sua privada.

ESPÉCIE AUTENTICADA
Por acaso existe um cartório internacional para o registro de nomes científicos?

César Peres De Matos,
São José do Rio Preto, SP

Por acaso, não. Mas quem faz as vias de cartório, no caso, são as revistas científicas. “Se hoje eu descobrir uma espécie nova, terei de coletá-la, depositá-la em um herbário, descrevê-la com as características que a diferenciam das outras e publicar essa descrição”, explica Adriana Lobão, bióloga da Universidade Federal Fluminense. Além disso, o nome deve ser em latim. O registro de animais segue o mesmo padrão. Lembre-se quando descobrir um bicho novo.

BUNGEE JUMPING DO DESESPERO
Quando estou em lugares muito altos, tenho uma vontade imensa de me atirar lá de cima. Por quê? Ps: Não tenho depressão, sou feliz. Até um pouquinho demais.

Breno Quintino,
Viçosa, MG

Há mais de uma hipótese para explicar esse fenômeno. Antonio de Pádua Serafim, psicólogo da Universidade Metodista de São Paulo, nos ajuda a entender quais são as mais prováveis. Pode ser medo. “Ele é produto do processo psicológico como forma de alerta e ameaça”, explica. Ou seja, a tal vontade de pular é, na verdade, uma mensagem do cérebro para você tomar cuidado e sair logo daquela situação. Outra possibilidade é você ser muito inquieto. Diante de um precipício, sua necessidade de estímulo o leva a pensar em pular, a fim de vislumbrar uma experiência intensa. Em suma, fica quietinho aí, fica.

ASSINE AQUI
Os abaixo-assinados da internet têm o mesmo efeito dos de papel e caneta?

Rafael Garbulho,
Americana, SP

Sim. Ambos servem, na prática, para mobilizar a população para algo, seja na criação de um projeto de lei ou para boicotar fotos de gatos na internet. Mas um abaixo-assinado, online ou offline, não tira ninguém do poder. “Um impeachment depende de uma denúncia”, explica Ivens Rocha, cofundador do site de abaixo-assinados EuConcordo.com. Para virar projeto de lei, a lista precisa: 1) ser assinada por 1% do eleitorado nacional; 2) ter o endereço do cidadão (as assinaturas precisam partir de, pelo menos, cinco Estados); 3) ter telefone e data de nascimento do participante (menores de idade não podem assinar). E o mais importante, o site tem de ser tecnicamente confiável. Ele não pode permitir assinaturas repetidas, por exemplo, lembra Aires Rover, professor de direito da informática da Universidade Federal de Santa Catarina. Saiba onde pôr seu nome.

CEN FÊMEO
Por que mulheres, no mundo todo, vivem mais que os homens?

Dimas Mietto (nosso chefe),
São Paulo, SP

Ótima pergunta! Parte da explicação está no hormônio feminino estrogênio, que ajuda a evitar doenças cardiovasculares, maior causa de morte no mundo. E homens se expõem mais a riscos, enquanto elas se cuidam. “Por causa da menstruação, vamos ao médico desde cedo”, diz Silvia Pereira, da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia. Então, contrate mais mulheres, Dimas!

DOIS ESPIÕES DEMAIS
Oh, poderoso ser cuja mente se deleita no prazer da epifania! Eu gostaria de saber qual espião ganhou mais vezes no Spy vs. Spy.

Mateus Aragão,
Sertãozinho, SP

É difícil quantificar, mas o preto ganhou mais nas últimas edições. Os espiões têm mais de 60 anos e começaram a ser publicados em tirinhas na revista Mad. O preto, o branco e a misteriosa cinza já apareceram em videogame, comercial de TV e episódios de Os Simpsons e Uma Família da Pesada. Peter Kuper, autor das tiras desde os anos 90, tem uma resposta simbólica: “dá empate. Eles são perdedores”.

FOCINHO DE CÃO
Se os cachorros conseguem detectar cheiro de longe, por que eles precisam encostar na gente para cheirar?

Vitoria Vazarin,
Estrela d’Oeste, SP

1. O cão aproxima o focinho úmido do local, absorvendo as moléculas olfativas, que se dissolvem no muco.

2. As moléculas atingem receptores nervosos que detectam detalhes do cheiro quando são dissolvidas.

3. Ou seja, é para cheirar melhor, Chapeuzinho. O sofisticado olfato canino pode detectar a distância do gato, por exemplo.

Fonte Francisco Blazquez, professor de anatomia veterinária da USP.

PÁ PUM
Quem inventou a ordem das letras do teclado (o “qwerty”)?

Sua fã, Dana Savitskii,
Porto Alegre, RS

A fábrica Remington fez a primeira máquina com a sequência, a fim de separar letras que aparecem normalmente juntas em palavras do inglês. Separadas, o choque entre as hastes que seguravam cada tecla diminuiria ao datilografar.