GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Os 7 nomes mais estranhos do Brasil

Primeiro, um caso gringo: Something Long and Complicated. Esse é o nome que um britânico de 30 anos resolveu registrar para si. Até 2007, ele se chamava William Wood. O Facebook não engoliu, e baniu a conta do rapaz – o robozinho do Face não acreditou que isso pudesse ser um nome real, claro. O sr. Complicated até mandou fotos do passaporte para provar que, sim, realmente cometeu a mudança de nome, mas a conta continua bloqueada. Só tem uma coisa: se você achou esse caso inusitado, ainda não viu nada. Voltemos ao Brasilzão.

 

Jhartchankeulamar

Pronuncia-se “Jar-Tchan-Keulamar”. Mas vamos manter a erudição aqui e usar a grafia corrreta, como consta no RG dessa Maranhense de 32 anos. Jhartchankeulamar é filha de Maria Deusamar Alves de Souza com João de Deus da Silva. Tem seis irmãos. Todos com nomes tão ou mais “complexos”, digamos assim, que o dela.

O pai da moça, além de criar outro nome próprio (Sol Hidramix Riosraiosparaíso Diforças Hahlmeixeixas Hinfinito), batizou seus outros filhos assim: Jhoeicileifranklinsheixe, Jharkhinawhannekhemilly, Jhaesneanflayquisheideix, Jharquilankleybia, Jhoenamarkeissene e Jhaulismaflancyo. (para pronunciar, é só seguir a lógica dos falantes de alemão: quebre as palavras e desencane de letras intrusas, aí Jhoeicileifranklinsheixe, por exemplo, vira um quaaaase trivial “Joeicilei-Franklin-Sheixe”). 

Numa entrevista ao Portal G1, que produziu uma reportagem sobre a família em setembro, o pai disse que nunca gostou de “João de Deus”, seu nome original, por ser muito comum. Ele não conseguiu mudar seu registro no cartório, mas, em compensação, batizou os filhos com nomes zero comuns.

Maria Deusamar, a mãe, e que gosta de ser chamada de Deusa, faz como toda mãe e chama os filhos por versões mais curtas dos nomes deles, como Frank e Cris. Hoje, a família está espalhada pelo Brasil, em São Mateus do Maranhão, São Carlos (SP) e Brasília. Se encontrar com algum deles, capriche na pronúncia!