Clique e assine a partir de 8,90/mês

Pare e digite mais devagar: isso vai fazer você escrever melhor

Pesquisadores belgas concluem que escrever devagar pode te ajudar a expressar suas ideias de forma mais sofisticada.

Por Marcos Candido - Atualizado em 4 nov 2016, 19h09 - Publicado em 22 jan 2016, 12h45

Não tenha pressa. Se acalme e digite mais devagar. Acredite, isso vai te ajudar a escrever melhor. Pesquisadores da Universidade de Waterloo, na Bélgica, afirmam que escrever muito rápido pode te prejudicar na hora de escrever.

 

Para chegar a essa constatação, o estudo pediu a estudantes de ensino médio para que escrevessem três textos – mas com uma condição. Um grupo deveria escrever usando apenas uma mão, enquanto o resto dos estudantes digitaria usando as duas mãos. De acordo com os resultados, quem digitou apenas com uma mão apresentou vocabulário mais sofisticado em relação aos que se expressaram utilizando as duas mãos.

O diagnóstico é simples: quem usou uma mão ao escrever pensou melhor antes de falar qualquer coisa. Já participantes que digitaram com as duas mãos acabaram escrevendo a primeira palavra que veio à cabeça. Para o professor Evan F. Risko, coordenador da análise, ninguém está pedindo para você escrever com uma mão só (ufa), mas que um pouco de reflexão antes de mandar o papo não faz mal. “Acelerar a escrita tem suas desvantagens, e é importante pensar nisso em um momento em que surgem novas ferramentas para digitar de forma cada vez mais rápida”, explica o professor. A equipe de Risko também especula que não importa se você usa caneta, lápis, pena ou teclado para escrever: o principal fator para melhorar (ou piorar) a escrita é agilidade excessiva ao escrever.

Continua após a publicidade

LEIA: Escrever a mão é melhor do que digitar

Os textos dos alunos forem submetidos a um software que analisou a coesão dos textos, a diversidade de vocabulário e a complexidade das frases. Os resultados foram publicados no British Journal of Psychology.

 

Publicidade