Clique e Assine a partir de R$ 9,90/mês

Pedras do céu estão virando ouro

Por Da Redação Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 30 abr 1998, 22h00

Carlos Eduardo Lins da Silva, de Washington

É tudo culpa daqueles micróbios marcianos que estariam “hospedados” num meteorito caído na Antártida. O achado foi desmentido. Mas criou a mais nova mania de consumo e um bom negócio nos Estados Unidos: o comércio de meteoritos. Como são raros, esses pedregulhos do céu, que antes só tinham valor científico, agora trocam de mãos por até mais de 1 000 dólares o grama. Em 1997, a casa de leilões Phillips Internacional faturou 700 000 dólares só com esse artigo. Até pela Internet é possível comprar meteoritos. Os cientistas é que não estão gostando. “É uma vergonha”, reclama Harry McSween, geólogo da Universidade do Tennessee. “É um material valioso e agora está sendo cortado para fazer quinquilharia.” Mas a história tem outro lado. O modismo pode ajudar a achar mais rochas, pois cresceu o número de amadores dispostos a investir tempo e dinheiro para procurá-las nos redutos mais inacessíveis do planeta. Em tempo: o site dos meteoritos é http://www.wavefront.com/~arni/forsale.html