GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Por que o motor 16 válvulas é mais potente que o convencional?

Para que um carro possa andar, ele precisa da energia gerada pela combustão ¿ a reação do oxigênio do ar com a gasolina, o álcool ou outra substância.

Cida Capo de Rosa

Porque um número maior de válvulas aumenta a eficiência na queima do combustível. Para que um carro possa andar, ele precisa da energia gerada pela combustão – a reação do oxigênio do ar com a gasolina, o álcool ou outra substância. A “respiração” do motor é determinada pelas válvulas: metade delas controla a entrada de ar e combustível, e a outra metade regula o escape dos gases resultantes da combustão. “Quanto mais ar e combustível no interior do motor, mais intensa é a explosão e mais é energia é liberada. Resultado: mais potência”, afirma José Roberto Augusto de Campos, chefe da divisão de motores e veículos do Instituto Mauá de Tecnologia, de São Caetano do Sul, São Paulo. A maioria dos automóveis de passeio é equipada com motores de oito válvulas – quatro de entrada e quatro de saída.

Quando esse número aumenta, o carro pode andar mais. Dobrar o número de válvulas, entretanto, não resulta em um motor com o dobro da potência. Um exemplo: Volkswagen Gol 1.0 com motor de de 8 válvulas tem 65 cv de potência, enquanto seu “irmão” de 16 válvulas tem 76 cv.