PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Qual a origem da expressão corredor polonês?

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h47 - Publicado em 15 abr 2011, 22h00

José Francisco Botelho

Entre o arsenal de que os colegiais dispõem para ferir orgulhos alheios está o “corredor polonês”, passagem estreita entre duas fileiras de punhos e pés percorrida pelos mais fracos. Atos de violência em espaços estreitos contra vítimas indefesas sempre existiram em escolas, quartéis e prisões, mas o termo só surgiu no início do século 20 – e com um sentido bem diferente.

Para entender por que o tal corredor é “polonês”, é preciso dar uma olhada nas fronteiras dos países europeus logo após a 1ª Guerra Mundial (ver quadro abaixo). A Alemanha – um dos grandes perdedores – teve de entregar à recém-nascida Polônia uma fatia sua, a Pomerélia. O território estreito, separando duas províncias germânicas, foi apelidado de Corredor Polonês. Foi para retomá-lo que Hitler invadiu a vizinha em 1939, iniciando a 2ª Guerra.

Com a derrota dos nazistas em 1945, a Pomerélia voltou para os poloneses, que também ganharam ainda as duas Prússias. O Corredor deixou de existir nos mapas, se tornando figura de linguagem.

Continua após a publicidade
Fronteiras do front
O corredor polonês original surgiu no fim da 1ª Guerra Mundial, em 1918, foi o pretexto para o início da 2ª, em 1939

1. Espólios

Após a 1ª Guerra Mundial (1914-1918), os vencedores do conflito usaram o Tratado de Versalhes para criar novos países – inclusive um Estado para os poloneses, que havia séculos viviam sob domínio dos vizinhos.

2. Pedaço de mim
A Alemanha cedeu à recém-nascida Polônia a Pomerélia, uma tripa de terra que separava as províncias alemãs da Prússia Ocidental e Prússia Oriental. O território, com 150 km de extensão por 80 de largura foi apelidado de Corredor Polonês.

3. Corre-corre
Foi pelo Corredor que Hitler começou a 2ª Guerra, em setembro de 1939. Os blindados nazistas fustigaram dos dois lados; os poloneses, pegos em uma ratoeira geográfica, foram rapidamente vencidos.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.