PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Ricos. E com a consciência limpa

Os fundos de investimento ficaram politicamente corretos

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h52 - Publicado em 31 out 2005, 22h00

Marcelo Cabral

A Bíblia pode estar errada. Ou pelo menos aquela passagem que diz que é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um ricaço entrar no reino de Deus. Por trás do milagre que vai fazer os milionários se dar bem não apenas nesta, mas também na próxima vida, está um termo com cara de jargão do mercado econômico: fundo de ações setoriais.

Funciona assim: você investe seu dinheiro em um fundo formado por ações de empresas que estejam alinhadas com sua ideologia – ecologia, sindicalismo, Jesus Cristo. Conforme os humores da economia, e a força do seu santo, essas ações darão lucro ou prejuízo. Veja abaixo alguns dos fundos setoriais mais malucos e escolha qual deles tem a sua cara.

Fundo – Anticâncer

Onde investe – O AMIDEX Cancer Innovations & Healthcare Funds é formado por empresas farmacêuticas que pesquisam remédios e tecnologias para o tratamento de câncer. A aposta é que se uma delas descobrir a cura do câncer suas ações terão boa valorização. O fundo, porém, não está bem de saúde.

Rendimento – -31,62%

Continua após a publicidade

Fundo – Sindical

Onde investe – O MFS Union Standard Equity faz parte de uma campanha americana pró-direitos trabalhistas. Investe apenas em empresas com empregados sindicalizados e sem “relações hostis” envolvendo processos de funcionários na Justiça. Apesar do trabalhão, o fundo deu prejuízo em 2004.

Rendimento – -2,64%

Fundo – Socialmente responsável

Continua após a publicidade

Onde investe – Aqui a prioridade é a responsabilidade corporativa: investimentos sociais, proteção ambiental e melhoria nas relações de trabalho. Exemplo é o Itaú Excelência Social, que só investe em empresas que passam pelo crivo de entidades como o Instituto Ethos e o Centro do Voluntariado de São Paulo.

Rendimento – +0,19%

Fundo – Cristão

Onde investe – “Investimento baseado nos ensinamentos bíblicos”, promete o Timothy Plan, que reúne companhias que “respeitam os valores morais das palavras de Deus”. São rejeitadas empresas que trabalham com álcool, aborto, cigarro e jogo. Deus vem sendo generoso e garantindo o lucro.

Continua após a publicidade

Rendimento – +1,23%

Fundo – Israelense

Onde investe – O Blue & White Fund diz ser “uma oportunidade única para aqueles que acreditam no futuro de Israel”. Traduzindo: ele é composto exclusivamente por companhias israelenses. Para quem é sionista e não tem medo de prejuízos com homens-bomba, pode ser uma boa pedida.

Rendimento – +5,00%

Continua após a publicidade

Fundo – Ecológico

Onde investe – O Portfolio 21 só aceita empresas que usam produtos e tecnologias renováveis e não poluem o ambiente. Além do compromisso ecológico, o administrador diz que essas companhias têm mentalidade moderna e vislumbram menos prejuízos com os custos que a poluição trará no futuro.

Rendimento – +8,76%

Fundo – Islâmico

Continua após a publicidade

Onde investe – Nada de companhias que vendem carne de porco, álcool e serviços de “entretenimento” como pornografia e jogo. As empresas incluídas no Dow Jones UK Islamic Index devem seguir a sharia, o conjunto de leis islâmicas do Alcorão. O fundo caiu nas graças de Alá e vem tendo resultados recordes.

Rendimento – +15,20%

Ibovespa (bolsa de valores) – 12,46%

Poupança – 7,42%

Dow jones (bolsa de Nova York) – 18,14%

Para comparar, aí em cima está a rentabilidade em 2004 de alguns investimentos mais tradicionais.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.