GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Suma Teológica

São Tomás de Aquino

NOME ORIGINAL_Summa Theologiae (Itália)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Loyola; 2001


DO QUE TRATA

A obra estabelece as “5 vias” para afirmar racionalmente a existência de Deus, seguindo uma minuciosa estrutura argumentativa. Cada capítulo começa com um questionamento, como, por exemplo: “Se Deus existe?”. A pergunta mais ampla à qual pretende responder é: “Como é que é verdade aquilo que na fé confessamos ser verdade?”.

QUEM ESCREVEU

Tomás de Aquino (1225-1274) veio de uma família nobre de Nápoles. Em 1243, entrou para a ordem dominicana, que se opunha a certas práticas do papado. Essa opção desagradou à família, que o manteve isolado por dois anos. Mais tarde, conheceu em Paris o intelectual alemão Alberto Magno. É lá que começa a comentar a Bíblia.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

A filosofia de Tomás de Aquino é conhecida também como “aristotelismo cristão”, tal é a influência do filósofo grego em seu pensamento. Se Santo Agostinho (leia sobre ele na página 25) bebeu da fonte de Platão, quase 1 000 anos depois Aquino levou a junção entre razão e fé um passo adiante, fundamentando os dogmas de sua igreja com o auxílio das idéias de Aristóteles.