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Supercondutores ligam o motor

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 mar 1988, 22h00

Com menos estardalhaço do que no ano passado, quando renderam até um Prêmio Nobel de Física (para a dupla Alex Muller e Georg Bednorz, da IBM suíça), as pesquisas com supercondutores continuam produzindo resultados. A meta é sempre a mesma: tirar do forno uma cerâmica capaz de conduzir eletricidade sem perdas a temperaturas cada vez mais altas. Em 1987, o professor Paul Chu, da Universidade de Houston, Estados Unidos, obteve supercondutividade à temperatura recorde de menos 175 graus centígrados, trabalhando com o composto de cobre, ítrio e bário usado por Muller e Bednorz.

Recentemente, o mesmo Chu anuncio uma cerâmica supercondutora a menos 159 graus, feita de materiais muito comuns, como bismuto, alumínio, estrôncio e cálcio – o que facilitará a sua produção em grande escala. Por sua vez, pesquisadores do Argone National Laboratory, também nos Estados Unidos, fabricaram o primeiro motor elétrico baseado nos supercondutores de alta temperatura. Trata-se de um prato de alumínio de 20 centímetros, dotado de 24 ímãs, que gira sobre dois discos de cerâmica supercondutora graças aos seus fortíssimos campos magnéticos – o mesmo princípio do projeto Maglev, o trem japonês que flutua no ar. O motor produz uma quantidade de energia ínfima demais para ter algum uso prático. Isso se espera alcançar em dez anos, aproximadamente.

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