PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Supercondutores ligam o motor

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h53 - Publicado em 31 mar 1988, 22h00

Com menos estardalhaço do que no ano passado, quando renderam até um Prêmio Nobel de Física (para a dupla Alex Muller e Georg Bednorz, da IBM suíça), as pesquisas com supercondutores continuam produzindo resultados. A meta é sempre a mesma: tirar do forno uma cerâmica capaz de conduzir eletricidade sem perdas a temperaturas cada vez mais altas. Em 1987, o professor Paul Chu, da Universidade de Houston, Estados Unidos, obteve supercondutividade à temperatura recorde de menos 175 graus centígrados, trabalhando com o composto de cobre, ítrio e bário usado por Muller e Bednorz.

Recentemente, o mesmo Chu anuncio uma cerâmica supercondutora a menos 159 graus, feita de materiais muito comuns, como bismuto, alumínio, estrôncio e cálcio – o que facilitará a sua produção em grande escala. Por sua vez, pesquisadores do Argone National Laboratory, também nos Estados Unidos, fabricaram o primeiro motor elétrico baseado nos supercondutores de alta temperatura. Trata-se de um prato de alumínio de 20 centímetros, dotado de 24 ímãs, que gira sobre dois discos de cerâmica supercondutora graças aos seus fortíssimos campos magnéticos – o mesmo princípio do projeto Maglev, o trem japonês que flutua no ar. O motor produz uma quantidade de energia ínfima demais para ter algum uso prático. Isso se espera alcançar em dez anos, aproximadamente.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.