GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Um em cada quatro brasileiros não lava as mãos depois de usar o banheiro

É o que revela uma pesquisa internacional. Écati.

A gente sempre ouviu que é importante lavar as mãos depois de ir ao banheiro, para evitar a transmissão de doenças, certo? Mas para boa parte do mundo isso parece não fazer sentido. É que uma pesquisa feita pelo IBOPE Inteligência em parceria com a Worldwide Independent Network of Market Research (WIN) mostra que uma em cada três pessoas no mundo não lava as mãos com sabonete automaticamente após usar o banheiro.

LEIA: Adianta lavar a mão no banheiro se a torneira está suja?

Ou seja, o Brasil até que não é tão sujinho assim: por aqui, 73% dos entrevistados disseram que é automático lavar as mãos após ir ao banheiro. Para 76% dos chineses e 60% dos sul-coreanos o hábito não é automático, enquanto que na Arábia Saudita 97% têm esse costume. O engraçado é que ninguém se salva. Até mesmo na Europa, os índices deixam a desejar: na Holanda, 47% dos cidadãosnão possuem esse hábito. Os pesquisadores ouviram 62.398 pessoas em 64 países.  

“Essa pesquisa é um alerta mundial sobre os benefícios de se lavar as mãos de maneira correta”, disse Jean-Marc Leger, presidente da WIN. “Boa parte da população mundial não tem acesso a banheiros com condições seguras de higiene. É um problema tanto por falta de estrutura como por hábitos inadequados”, completa.

E, para você não se esquecer na próxima vez em que for ao banheiro, fique com esse clássico da nossa infância. A música “Lavar as mãos” do Castelo Rá-Tim-Bum:

LEIA TAMBÉM:
Lavar as mãos te deixa livre de culpas, literalmente
Lavar as mãos nos deixa mais moralistas