PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Um terço das notificações de celular só serve para piorar seu dia

Está tendo um bom dia? Espere até receber avisos automáticos do seu celular

Por Pâmela Carbonari Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
3 out 2017, 16h32

Já dissemos por aqui que as redes sociais causam um impacto negativo no sono e na autoimagem dos jovens. Agora, a nova vítima de Instagram, Facebook e cia é o bom-humor: cientistas descobriram que as notificações dos smartphones nos deixam mais ranzinzas.

Um grupo de cientistas da Nottingham Trent University, na Inglaterra, investigaram os efeitos que os avisos de celular causavam no humor de 50 pessoas. Os pesquisadores enviaram milhares de alertas digitais aos participantes durante cinco semanas. Para coletar dados sobre o envio das notificações e os sentimentos que esses alertas causavam, os voluntários utilizaram um aplicativo chamado NotiMind, desenvolvido pelos organizadores do estudo, no qual relatavam o tipo de sentimento que aparecia.

Com mais de meio milhão de notificações, os cientistas perceberam que 32% dos alertas geraram emoções negativas nos usuários, que relataram sentir hostilidade, medo, chateação, nervosismo e até vergonha.

As notificações de atividade não-humanas, como alertas de atualização de sistema, disponibilidade de rede e memória cheia, por exemplo, foram as que mais pioraram o humor dos participantes da pesquisa. Dentre as mensagens enviadas por pessoa, as notificações relacionadas a trabalho foram as que mais geraram desconforto – ainda mais quando chegavam em várias mensagens, e não em um só texto.

Mas nem todos os alertas nos smartphones fizeram os voluntários pesquisados revirarem os olhos. Quando o emissário da mensagem era um amigo, as mensagens melhoram o humor dos participantes, e estimulavam sentimentos de pertencimento e conexãoal.

Continua após a publicidade

Na divulgação do estudo, os pesquisadores disseram que essas descobertas vão possibilitar que a comunicação móvel comece a levar em conta a consciência emocional dos usuários.

No futuro, essas descobertas podem ser úteis para personalizar os sistemas de notificação. Quando uma pessoa está se sentindo pra baixo, por exemplo, ela poderá escolher não receber os alertas que piorem o estado de espírito, e decidir só ver mensagens de entretenimento para dar aquela levantada no astral.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.