GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Vídeo revela os 3 segredos da fala de Donald Trump – e como eles influenciam o eleitor

Spoiler: fale como se fosse uma criança da quarta série

 

“Não é errado discriminar uma pessoa com base na religião dela?”, questiona o entrevistador. Uma pergunta dura, que coloca o candidato Donald Trump contra a parede. A resposta foi decodificada pelo jornalista americano Evan Puschak, que olhou palavra por palavra e empregou técnicas de análise sintática para entender o estilo Trump. E descobriu que ele usa 3 truques de forma sistemática:

– usa palavras pequenas, com no máximo três sílabas (forma raciocínios inteiros sem recorrer a uma palavra grande sequer). Das 220 palavras usadas por Trump, 78% têm apenas uma sílaba – e 17% têm apenas duas.

– repete muitas vezes os mesmos termos-chave (no trecho analisado, “perigo”, “risco”, “problema”, “morrer”) para gravá-los na cabeça do eleitor. 

– sempre termina frases com uma palavra de efeito (mesmo quando isso exige falar de forma meio errada). 

Como você também verá no vídeo, as falas de Trump foram medidas na escala de Flesch-Kincaid, usada nas escolas dos EUA, com a seguinte conclusão: o candidato se expressa ao nível de um aluno da 4a. série americana. Pela mesma avaliação, o discurso de Hillary Clinton está ao alcance de um aluno da 8a. série, e o pré-candidato democrata Bernie Sanders (derrotado por Hillary) é o mais sofisticado: para compreendê-lo, é preciso ter ido até a 10a. série, ou seja, ficar na escola até os 15 ou 16 anos.

Obs: o vídeo tem legendas em português, que deverão aparecer automaticamente. Se por algum motivo isso não acontecer, basta clicar no ícone “Legendas” (ele parece uma cartinha e fica na diagonal inferior direita do vídeo). 

LEIA MAIS: 6 truques do marketing político

Comentários

Não é mais possível comentar nessa página.