1 livro em 10 números
"Meus brinquedos eram só ferramentas", disse Henry Ford (1863-1947). Foi uma infância peculiar: o garoto da fazenda tinha um talento natural para mecânica, e desde cedo trabalhou com máquinas. Esta biografia conta a trajetória do fundador da Ford Motors com riqueza de detalhes. E mostra como o Modelo T, primeiro carro a se popularizar, mudou o mundo. FORD: O HOMEM QUE TRANSFORMOU O CONSUMO E INVENTOU A ERA MODERNA - RICHARD SNOW, SARAIVA, R$ 44,90, 413 PÁGS.
Colecionador de objetos únicos para a casa, Ford acumulou mobília suficiente para 107 prédios.
Em 1880, Ford trabalhava 16 horas por dia numa oficina mecânica. Completava o salário de US$ 10 (cerca de US$ 250 atuais) consertando relógios à noite, numa joalheria.
O 1º veículo a gasolina, de Charles King, ganhou as ruas de Detroit com velocidade máxima de 13 km/h.
Em 1899, o primeiro automóvel de Ford rodava 160 quilômetros com 11 litros de gasolina e chegava a uma velocidade impressionante para a época: 40 km/h.
Henry fundou a Ford Motor Company em 1903. O Modelo A, primeiro carro da empresa, custava US$ 750. Em pouco mais de um ano, venderam 1.700 carros.
Quando morreu, Ford era o homem mais rico do mundo. Sua fortuna era estimada em US$ 210 bilhões de hoje – ou três vezes a grana de Bill Gates, maior fortuna atual.
Com a invenção da linha de montagem, em 1913, a produção da Ford aumentou 300%.
O popular Modelo T, de 1908, revolucionou a indústria de automóveis. Era barato, fácil de dirigir e de consertar. Em 1927, chegou a 15 milhões de vendas.
Ford lucrou com a Primeira Guerra. Produziu 15 mil tanques (nunca usados), carros, ambulâncias, caminhões, tratores e motores para avião.