1 livro em 13 números
Se na reportagem de capa você descobriu tudo sobre o Brasil antes da chegada de Cabral, agora pode relembrar um pouco do que aconteceu depois disso. Neste livro, o jornalista Jaime Klintowitz repassa a história do País por meio de 50 frases marcantes. Tem desde a clássica "Independência ou morte!" até as impressões não muito favoráveis de Darwin sobre a terrinha.
A História do Brasil em 50 frases, Jaime Klintowitz, Leya, R$ 48
“O que é isso, companheiro?”, frase de Fernando Gabeira, virou título de um filme que foi indicado ao Oscar em 1998.
A viagem de Charles Darwin à América do Sul durou 4 anos e 9 meses. Quando partiu, ele disse que desejava “nunca mais visitar um país de escravos”.
Cândido Figueiredo chegou à conclusão de que “o Brasil é o único país do mundo que não sabe escrever o próprio nome” depois de excluir do seu dicionário o verbete dedicado ao País em 1898: Ele não conseguia descobrir se “Brasil” era com Z ou S.
O Barão de Itararé, autor da pérola “De onde menos se espera, dali é que não vem nada”, ouviu de três médicos que só ia viver mais dois anos. Somou tudo e foi correndo contar para os amigos que ainda tinha 6 anos de vida.
Antes de “sair da vida para entrar na história”, Getúlio Vargas foi eleito presidente em 1950 com 3.849.000 votos, 48% do total.
Palavras-chave: quantas vezes elas aparecem no livro
Estados Unidos – 33
Portugal – 63
Morte – 42
Democracia – 21
Constituição – 33
Futuro – 35
Ditadura – 45