GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

14 segredos revelados pelos bonecos de Star Wars: Os Últimos Jedi

De detalhes bobos a revelações importantes, os brinquedos contam muita coisa.

Em um futuro não tão distante (mas que parece daqui uma eternidade) Star Wars: Os Últimos Jedi chegará aos cinemas. O oitavo filme da história sobre uma guerra nas estrelas estreia em 18 de dezembro no Brasil. Por enquanto, sabe-se praticamente nada. Até agora, o único material promocional lançado oficialmente era um trailer com 126 segundos de mistério. Nem mesmo o rosto de Luke Skywalker era exibido na prévia. Mas tudo isso acabou de mudar. A Disney revelou os brinquedos que integrarão o merchandising do filme e eles contêm algumas boas dicas do que poderemos ver no longa. Sim, claramente podem aparecer alguns SPOILERS abaixo. Depois não adianta reclamar.

1. Finn com roupas da Primeira Ordem

A Primeira Ordem é o equivalente do partido nazista do universo de Star Wars. Com roupas militares cinzas, o uniforme de seus integrantes se tornou um dos figurinos mais icônicos da saga. Eis que um dos mocinhos usará as vestes dos vilões. Em um dos brinquedos divulgados pela Funko, Finn (personagem interpretado por John Boyega) aparece com o uniforme.

Duas hipóteses surgem daí: a mais provável é de que Finn tentará se infiltrar dentro de alguma base ou nave inimiga – e usará as roupas para se disfarçar. Não seria uma ideia inédita: uma situação parecida aconteceu com a personagem Jyn Erso (Felicity Jones), em Rogue One: Uma História Star Wars – e com o próprio Finn em O Despertar da Força, ao fingir que era um membro da Aliança Rebelde. Outra possibilidade é se tratar de um flashback. Finn era parte do grupo dos vilões no filme anterior; apesar de atuar como Stormtrooper, nada impede que ele tenha tentado ser um oficial da Ordem. Improvável? Sim. Mas não impossível.

 (Funko/Divulgação)

2. Rose veio pra ficar (e também usa roupas da Ordem)

Rose é a nova integrante do grupo de protagonistas. Interpretada por Kelly Marie Tran, a personagem aparece em vários produtos de merchandising, o que indica que ela deve consumir um bom tempo de tela. Pouco se sabe sobre ela: o que foi divulgado oficialmente é que ela pertence à Resistência e trabalha com manutenção. Os bonecos não vão muito além do fato de que ela utiliza um rifle, e conversará com alguém via rádio. Um brinquedo da Funko, porém, também a mostra usando as vestes da Primeira Ordem. Aí voltamos para as duas hipóteses: ou o plano de infiltração também envolverá Rose, ou ela e Finn se encontraram no tal flashback.

 (Hasbro/Divulgação)

3. Porgs são os novos Minions

Olhos grandes e expressivos em um misto de pássaro com cachorrinho. Os brinquedos deixam bem claro que a nova raça de aliens da série, os Porgs, tem dois objetivos: 1) fazer você se apegar emocionalmente a eles e 2) vender o máximo de produtos possível. A ideia de um personagem nesses moldes está longe de ser ruim. Os Minions surgiram com um propósito parecido em Meu Malvado Favorito e, além de conseguirem lançar diversos produtos e brinquedos, alavancaram mais de um bilhão de dólares com um filme próprio em 2015.

 (Hasbro/Divulgação)

4. E eles têm alguma relação com Chewbacca

Em mais de um brinquedo, Chewbacca aparece segurando um Porg – o que abre espaço para especulações. Provavelmente alguma cena deve estabelecer um vínculo entre o Wookie (que perdeu seu companheiro, Han Solo, em O Despertar da Força) e os novos monstrinhos. Pode ser apenas um bichinho de estimação novo, mas é provável que se trate de uma relação de proteção – os Porgs tendem a estar sempre com uma expressão triste.

 (Funko/Divulgação)

5. Snoke é ainda mais feio do que achávamos (e é caucasiano)

A grande mente perversa da nova trilogia, o Líder Supremo Snoke, só aparece em forma de hologramas em O Despertar da Força. Os novos brinquedos, no entanto, nos trazem detalhes sobre o visual do vilão. Pele clara e um rosto ainda mais desfigurado do que o primeiro filme dava a entender.

 (Hasbro/Divulgação)

6. E a nave dele se chamará “Supremacia”

Alguns dos brinquedos são acompanhados de aplicativos, seja para controlar um BB-8 usando seu celular, seja para gerar modelos em realidade aumentada para tirar fotos com os personagens. E eles contêm alguns detalhes. Um deles é que a nave de Snoke é chamada Supremacy (ou Supremacia, em uma tradução literal para o português). E ela não é pequena: de acordo com a descrição, o veículo possui 60km de extensão entre uma asa e outra.

 (Hasbro/Reprodução)

7. Um novo droide foi apresentado – e ele é do mal

Chamado BB9-E, o robozinho promete ser o irmão gêmeo do mal de BB-8. Também deve ter sua importância – os produtos envolvendo o novo personagem vão de pelúcias a bolsas para viagem.

 (Hasbro/Divulgação)

8. E um novo robozinho do bem também deve surgir

A robótica também luta pela luz. Outro novo droide foi divulgado e, por ser identificado simplesmente como Unidade BB da Resistência, tudo indica que ele auxiliará os rebeldes na luta contra Kylo Ren e Snoke.

 (Hasbro/Reprodução)

9. BB-8 mostrará suas garras. Literalmente

Alguns dos brinquedos também mostram BB-8 usando garras que saem de dentro de seu corpo. A estrutura é bem parecida com o isqueiro que ele utiliza em O Despertar da Força.

 (Funko/Divulgação)

10. Luke chegou na ilha usando um X-Wing

Em uma das ilustrações feitas pelas cartas colecionáveis da marca Topps, é exibida a ilha onde Rey encontra Luke Skywalker no final do filme anterior. O detalhe é que, na praia, é possível ver um X-Wing, nave famosa no universo Star Wars, submerso. Não é exatamente uma surpresa, mas mostra um detalhe de como Luke foi parar no meio do mar.

 (Topps/Reprodução)

11. O visual dos guardas de Kylo Ren foi oficializado

Há um tempo circulam na web imagens que supostamente pertenceriam aos guardas que servirão Kylo Ren. Os bonecos acabam de confirmar a informação e mostrar mais detalhes do visual. Chamados de Guarda de Elite Pretoriano, os personagens usam uma variedade de armas e possuem uma marcante veste vermelha – quer dizer, quase sempre: um dos bonecos mostra um design claramente espartano e vestes azuis.

 (Hasbro/Divulgação)

 (Hasbro/Divulgação)

12. E um novo Stormtrooper será apresentado

Chamado de Executor, o soldado conta com uma faixa preta em seu capacete e diferentes armas. A que mais chama atenção é um bastão que emite lasers da ponta de quatro garras.

 (Hot Toys/Divulgação)

13. C-3PO voltará a ter seu braço dourado

O androide mais famoso da saga usou um braço vermelho durante praticamente O Despertar da Força inteiro. “Quase” porque na sua última cena, que dura literalmente dois segundos, o robô conta com um braço dourado. Esse será o visual mantido para a continuação.

 (Hasbro/Divulgação)

14 . O filme todo.

Lembra das cartas que mostram a ilustração da X-Wing no fundo do mar? Pois bem, elas revelam MUITOS detalhes do filme. São 19 cartas e cada uma delas possui um título. Elas são bem específicas (só para ter uma ideia, as cartas de O Despertar da Força continham denominações como “A vitória de Rey” e “Encontrando Luke Skywalker”). A Topps está avisando que os nomes das cartas não estão necessariamente em ordem cronológica; mesmo assim, são muitas informações. Caso você queira ler o título das cartas, o site americano ComicBook.com listou todas (leia por sua conta e risco).