PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

6 raças de cães proibidas ao redor do mundo

O American Bully XL entrou para a lista de animais banidos no Reino Unido após uma série de ataques. Conheça outras raças proibidas pelos países.

Por Leo Caparroz
26 set 2023, 15h47

Recentemente, o Reino Unido baniu a raça de cães American Bully XL no país. A raça foi considerada um “perigo para a comunidade” após uma série de ataques nos últimos anos – incluindo dois fatais, contra um homem de 52 anos e uma criança de 10.

Na terra do rei, seu cão pode ser apreendido pelo governo caso seja de uma das raças proibidas – mesmo que ele não apresente  qualquer comportamento agressivo ou reclamação da vizinhança. O cão não é sacrificado de imediato, mas você deve passar por um julgamento e provar que seu animal de estimação não é uma ameaça. Depois, o bichinho precisa ser castrado e registrado como “permitido” no país – além de andar sempre de focinheira, coleira e com chip.

Os animais da raça Bully XL se juntam a uma lista de outros cães banidos no Reino Unido. Confira abaixo, outras raças banidas em países ao redor do mundo:

Pit Bull Terrier

Pit Bull Terrier
(Diego Thomazini/Getty Images)

O pit bull é banido ou possui restrições em cerca de 24 países, como Reino Unido, Espanha, Rússia, Argentina, Itália e Nova Zelândia. Outros países têm leis que regulam a adoção desses cães. É o caso dos Estados Unidos, Austrália, Alemanha, Japão e Brasil – por aqui, eles precisam usar focinheira e devem ser castrados.

A raça foi criada para ser um cão de guarda, por isso é comum que ele carregue o estereótipo agressivo. Eles são conhecidos pela sua força e robustez de sua mordida. Por causa de seu físico atlético e alta energia, é preciso passear bastante para mantê-lo saudável. Os machos costumam ser maiores, chegando a medir quase meio metro e pesar 20 quilos.

Continua após a publicidade

Dobermann 

Dobermann
(Tatyana Consaul/Getty Images)

O Doberman é banido em alguns países do leste europeu, além da Irlanda e de algumas partes dos EUA, que restringem a circulação da raça.

Assim como o pit bull, ela foi criada como cão de guarda. Por causa de seus instintos protetores e pouca amistosidade com estranhos, eles costumam ser mal vistos. Sem o devido treinamento, seus instintos mais agressivos podem ser aflorados. Especialistas recomendam iniciar a socialização e convivência entre humanos logo quando filhote.

Rottweiler

Rottweiler
(sinseeho/Getty Images)
Continua após a publicidade

O Rottweiler é banido na Espanha, França, Itália, Romênia, Portugal e Equador. Recentemente, a Austrália entrou em debate sobre o banimento da raça depois que uma mulher e um homem foram hospitalizados após serem atacados. Em fevereiro, uma criança de 5 anos morreu no estado de Nova Gales do Sul.

Os motivos são basicamente os mesmos das três primeiras: a raça, usada como cão de guarda, é vista como agressiva. 

Bulldog Inglês

Bulldog Inglês
(badmanproduction/Getty Images)

Essa raça de cães foi proibida na Noruega por um motivo diferente: os riscos desses bichinhos desenvolverem doenças é tão alto que vai contra as leis de proteção animal no país. Cachorros dessa raça apresentam vários problemas respiratórios devido ao seu focinho achatado.

Continua após a publicidade

Tecnicamente, tudo bem você ter um desses cães como pet ou trazer para o país, já que a proibição é para o cruzamento. Atualmente, a lei foi suspensa e passa por avaliações adicionais.

Tosa Inu

Cão de inu contra fundo verde natural.
(acceptfoto/Getty Images)

A raça japonesa é banida em 18 países, como Reino Unido, Dinamarca e França. Ela foi criada para ser utilizada em brigas de cães e, por isso, seu banimento também é uma forma de atrapalhar a prática ilegal. 

A raça de grande porte pode ser paciente e tranquila, mas apresentar comportamentos destrutivos se não for educada corretamente. Ele também é bem territorialista, o que pode ser um problema se tiver outros cães em casa.

Continua após a publicidade

No fim das contas, tudo vai depender da personalidade do bicho e da eficácia do adestramento. Independente da raça do cachorro, é preciso educá-lo da maneira correta.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.