7 quadrinhos que debatem a sociedade
Muitas HQs traduzem com maestria e arte o mundo em que vivemos e os obstáculos morais e políticos deste e de outros tempos
Holocausto, revolução, preconceito e consumismo são alguns dos elementos presentes em clássicos dos quadrinhos. Na lista abaixo, combinamos super-heróis e personagens de tirinhas, confira:
Maus
Lançada em 1980, a graphic novel de Art Spiegelman narra de maneira ficcional a história de seu pai, que lutou para sobreviver ao Holocausto. Na HQ, os judeus são retratados como ratos, enquanto os alemães aparecem como gatos, os franceses como sapos, os poloneses como porcos. A metáfora serve para ilustrar as propagandas nazistas, que tratavam judeus e poloneses dessa forma, e para traduzir o lado primitivo da guerra.
X-Men
Uma das HQs de maior sucesso no mundo, X-Men narra a história de poderosos mutantes que defendem a humanidade de ameaças malignas. Criada por Stan Lee e Jack Kirby, em 1963, a obra discute preconceito, racismo e política por meio dos embates vividos por um grupo liderado pelo professor Xavier. Além dele, personagens como Wolverine e Tempestade se eternizaram entre os fãs de quadrinhos.
V de Vingança
Num futuro imaginário e distópico, a Inglaterra é assolada por um regime fascista, mantido com o uso de muita violência e repressão. Nesse cenário de caos, o mascarado V convida seus compatriotas à revolução. De Alan Moore e David Lloyd, a obra foi lançada em 1982 e até hoje inspira manifestações pelo mundo.
Super-Homem
O que teria acontecido se um foguete com um bebê kryptoniano caísse na antiga União Soviética? A resposta está no episódio “Entre a Foice e o Martelo”, sobre o que seria do mundo se o homem de aço tivesse aterrissado em outras terras. Assinada por Mark Millar, a HQ é provocativa ao criar uma versão comunista de um dos super-heróis americanos mais nacionalistas de todos.
Mafalda
Fã de Beatles e preocupada com a paz mundial, Mafalda é uma menina argentina que faz críticas afiadas ao universo à sua volta. Criada por Quino em 1962, a personagem ecoa preocupações de gente grande, sempre observando e questionando injustiças, pensando no futuro do ser humano e do planeta.
Calvin e Haroldo
Solitário, Calvin tem seis anos e passa os dias na companhia do sábio tigre Haroldo, que é apenas um bicho de pelúcia aos olhos de todo o mundo. Desenhada por Bill Waterson, a tirinha surgiu em 1985 e trouxe análises divertidas e sagazes de um menino sobre o comportamento humano.
Tintim
Série criada em 1929 pelo belga Hergé, As Aventuras de Tintim aborda inúmeras situações vividas por um repórter e seu cão Milu em viagens pelo mundo. Envolvendo conspirações políticas e casos de investigação, a HQ traz comentários satíricos sobre política e cultura.
Fonte: O Livro Perigoso para Garotos, de Conn Iggulden e Hal Iggulden