Relâmpago: Revista em casa a partir de 9,90

A Desobediência Civil

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h50 - Publicado em 31 jul 2005, 22h00

Henri David Thoreau

NOME ORIGINAL_On the Duty of Civil Disobedience (Estados Unidos)
EDIÇÃO NO BRASIL_ Martin Claret; 2002


DO QUE TRATA

Com apenas 13 páginas, esse pequeno e impactante livro foi escrito 71 anos depois da independência das colônias norte-americanas. Thoreau faz um protesto contundente contra um país – os Estados Unidos – que se diz democrático, mas que tem um sexto da população composto de escravos e cujo exército invadira o México em uma guerra sangrenta. Para o autor, se um governo que se denomina democrático toma decisões às quais a maioria da população é contrária, por que financiá-lo com o pagamento de impostos? Segundo ele, “o melhor governo é o que não governa de modo algum”.

QUEM ESCREVEU

Continua após a publicidade

Henri Thoreau (1817-1862) estudou em Harvard, mas não foi um aluno de destaque. Freqüentemente perdia aulas para ficar na biblioteca lendo poetas ingleses, mitologia grega e história antiga. Depois de se formar, passou 2 anos isolado da civilização, em um cabana que ele próprio construiu às margens do Lago Walden, no interior dos Estados Unidos. Quando retornou à vida em sociedade, tornou-se professor em Concord, perto de Boston, função que exerceu até sua morte, aos 44 anos, vítima de tuberculose.

POR QUE MUDOU A HUMANIDADE

O livro é uma espécie de manual do anarquismo pacífico contra os poderes constituídos. A obra de Thoreau sobre a desobediência civil exerceu forte influência no mundo – por exemplo nos conceitos de resistência desenvolvidos por Gandhi, fornecendo as bases teóricas para o movimento que culminou com a libertação da Índia da mão dos britânicos.

Continua após a publicidade

Henri Thoreau punha mesmo suas idéias em prática. Ficou 6 anos sem pagar impostos e chegou a ser preso por causa disso. “Não pude deixar de perceber a idiotice de uma instituição que me tratava como se eu fosse apenas carne, sangue e ossos a serem trancafiados”, escreveu.

 

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês
DIA DAS MÃES

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a R$ 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.