Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

A evolução de Gotham City nas histórias do Batman

Com Robert Pattinson, o novo Batman estreia dia 3 de março. Veja como a cidade do morcego já foi representada desde a criação do herói, em 1939.

Por Rafael Battaglia
Atualizado em 4 ago 2022, 16h44 - Publicado em 18 fev 2022, 07h44

Etimologia

Retrato de Washington Irving.
(Domínio público/Wikimedia Commons)

No inglês antigo, “Gotham” quer dizer “cidade das cabras” (“goat’s town”). Na Idade Média, o termo passou a significar também “cidade dos tolos”, talvez por associação ao animal. Em 1807, o escritor Washington Irving (A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça) usou a palavra para descrever Nova York; o apelido pegou e é usado até hoje.

Começo discreto

Batman escalando um prédio, em cena da série de 1966.
(20th Century Fox/Reprodução)

Batman estreou em 1939, mas Gotham só foi batizada em 1940. O roteirista Bill Finger tirou a ideia do anúncio em uma lista telefônica de uma certa “Joalheria Gotham”. No início, a cidade era um arremedo de Nova York, sem traços marcantes. As adaptações em live action dos anos 1940 e 1960, de baixo orçamento, também não ofereciam grandes detalhes.

Mais gótico, por favor

Ilustração de edifícios.
(Hugh Ferriss/Reprodução)
Continua após a publicidade

A partir dos anos 1970, as histórias do Batman ficaram mais sombrias– e Gotham tambéma. O ápice rolou em Batman (1989). Tim Burton e o diretor de arte Anton Burst queriam que ela fosse como “se o inferno tivesse emergido pelas ruas”. Eles se inspiraram nos desenhos do arquiteto Hugh Ferriss, especialista na releitura de temas góticos para ambientes urbanos. O filme levou o prêmio de Melhor Direção de Arte no Oscar de 1990.

Na telinha

Cidade de Gotham, em cena de Batman: A Série Animada.
(Warner Bros. Animation/Reprodução)

Batman: A Série Animada (1992-1995) incluiu mais detalhes soturnos. As influências vão do art déco (estilo marcado por ornamentos e formas geométricas) aos filmes noir (histórias criminais da década de 1940, com uso de sombras e iluminação contrastante). Para realçar o visual dark, desenhavam Gotham em papel preto.

Bico de cartógrafo

Ilustração do mapa de Gotham.
(Eliot R. Brown/Reprodução)
Continua após a publicidade

Foi só em 1998 que alguém teve a ideia de mapear completamente a cidade. O ilustrador Eliot R. Brown fez isso para a HQ Terra de Ninguém, na qual Gotham é parcialmente abandonada após um terremoto. Inspirada em Manhattan, ela aparece como um conjunto de ilhas e fica no estado de Nova Jersey.

Realista, mas nem tanto

Cena do filme The Batman.
(Warner Bros. Pictures/Reprodução)

Na trilogia O Cavaleiro das Trevas, Christopher Nolan gravou em cidades como Chicago, Pittsburgh e Nova York. Para o novo filme, o diretor Matt Reeves pretende criar uma Gotham diferente – meio termo entre o realismo e a fantasia. Ele usou locações inéditas na franquia, como Glasgow (Escócia) e Liverpool (Inglaterra).

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.