Clique e Assine a partir de R$ 8,90/mês

Ele está de volta: o Cartola de Game of Thrones

Ganha quem escolhe os personagens que mais matam (ou morrem) ao longo da temporada. Insultos, traições e taças de vinho também valem pontos.

Por Ana Carolina Leonardi Atualizado em 27 out 2020, 15h09 - Publicado em 17 jul 2017, 13h57

Quando se joga o jogo dos tronos… você ganha SE você morre. Pelo menos esse é o caso no Throne Fantasy: um aplicativo ao estilo Cartola que permite escalar seu “time” de personagens para um grande bolão de quem vai fazer o quê na última temporada da série. 

Os entusiastas de jogos tipo fantasy-sports sabem do que estamos falando: a habilidade valorizada para vencer aqui é fazer previsões sobre o que vai rolar nas próximas rodadas (ou melhor, episódios). 

E, como todo bolão só tem graça se você puder competir com os amigos, o jogador se conecta ao app via Facebook e pode criar ligas com os amigos que também assistem a série. Todo mundo participa do ranking mundial.

Mas vamos ao que interessa: o que é um “time de personagens” e como você escala o seu?

O primeiro passo, óbvio, é baixar o aplicativo (para iOS ou Android). Lá, desde sexta passada, o jogo está aberto para a escolha dos personagens em quem você quer apostar.

Para montar seu time, os personagens são divididos em categorias.

Primeiro, você escolhe um candidato ao trono. Ele não precisa necessariamente ser quem você acha que vai sentar no Trono de Ferro no final (vamos chegar nessa parte jajá).

A ideia é escolher, entre Cersei, Daenerys e Jon Snow, quem mais vai pontuar no jogo, segundo as regras deste fantasy. E essa é a parte mais legal.

A pontuação no jogo

Se num jogo de fantasy football como o cartola, os jogadores que você escolhe pontuam quando fazem gols e assistências, e perdem pontos quanto tomam gols… Em Game of Thrones a coisa é bem diferente.

A cada episódio, os criadores do app analisam absolutamente tudo o que acontece com todos os personagens que aparecem na tela. São as ações desses personagens que vão valer pontos (então vale a pena, como dica geral, escolher personagens que aparecem bastante).

Algumas ações que pontuam são simples: adquirir um artefato raro, como dragon glass ou aço valiriano, valem entre 50 e 200 pontos. 

Adquirir um dragão já garante ao personagem 1.000 pontos. Cada taça de vinho bebida conta 5 pontos para quem bebeu e até a mudança do look vale seus 10 pontos. Mas se a nova roupa for feia… Menos 10 pontos.

Tomar posse de um trono, mesmo que não seja o de Ferro, também vale pontos. Inclusive se a pessoa for vista num trono bem mais prosaico: a privada, para lembrar o finado Tywin Lannister.

Traições, insultos, sexo e nudez valem de acordo com a importância ou a intensidade.

Se a pessoa estiver totalmente nua (140), em uma orgia (70) que incluir um membro da família (100), insultar fortemente alguém (40), traí-lo de forma épica (300) e então matá-lo soma no mínimo 1.050 pontos. Porque matar um personagem conhecido vale 400 pontos. 550 se o morto for um membro da família. E mil se for um rei ou rainha.

Até morrer vale pontos, mas depende da circunstância: uma morte humilhante dá -100 pontos. Uma morte épica, mais 400. Ressurreição? 350 pontos. E ser morrer durante um casamento, um bônus de 200.

Como escalar seu time

Você precisa escolher personagens nas seguintes categorias:

– Potencial monarca (um personagem): Cersei, Daenerys, Jon Snow e até o Rei da Noite, se você for #TeamWhiteWalkers

– Comandante (dois personagens): Arya, Euron, Jaime, Sansa, Tyrion

Continua após a publicidade

– Executor (um personagem): os irmãos Clegane (sim, eles são uma categoria a parte)

– Potenciais líderes políticos (três personagens): Bran, Sam, Melisandre, Mindinho e outros

– Cavaleiro (um personagem): Brienne, Yara Greyjoy, Grey Worm e outros

– Escudeiro (um personagem): de Benjen Stark e Daario Naharis até Ellaria Sand e e Lyanna Mormont, essa categoria meio que vale tudo

– Aprendiz (um personagem): Gendry, Fantasma, Meera Reed e outros

– Who’s That (um personagem): uma categoria aleatória para todo mundo que sobrou. Inclui Baby Sam, Gilly, Nymeria e Jaquen H’ghar

A sua escalação acumula pontos a cada episódio, e as previsões só vão ser computadas no final da temporada. Quem se inscrever depois do primeiro episódio sofre uma penalização, mas é bem pequena, de apenas 0,8 pontos. E muita coisa pode mudar da estreia para a frente…

Depois de montar seu time, vem a hora de fazer previsões. Quantas bundas vão aparecer nessa temporada? Quantas taças de vinho serão consumidas? Quantos minutos até a primeira morte?

(ALERTA: a partir daqui teremos spoilers da sétima temporada)

Se você ainda não sacou como o jogo funciona, vamos narrar o que aconteceu no Throne Fantasy do Episódio 1 da Temporada 7.

Nesse dia, a personagem que mais valeu a pena ter no time foi a Arya. Fez discurso, insultou, bebeu vinho. Mas, principalmente, ganhou o first blood (foi a primeira a matar), tanto no episódio (70 pontos) quanto na temporada (150).

Matou só gente desconhecida, então levou menos pontos (100 por cada morte)… Mas foram 45 Freys, somando 4.500. Adicione um bônus de chacina de 100 pontos.

Para efeito de comparação, Daenerys, que ficou em segundo lugar em pontuação deste mesmo episódio, o total de pontos foi só de 660.

Como você vê no quadro acima, elas pertencem a categorias diferentes, então dava para ter Dany e Arya escaladas… Sucesso.

Do outro lado do mesmo episódio, Jorah Mormont teve o pior desempenho. Só a aparição de seu bracinho doente de escamagris lhe rendeu -50 pontos por perda de status. Em segundo lugar vem o Sam, que caiu mais ainda (-100 pontos) e teve uma mudança de fantasia – para pior (-10). Mas suas leituras dos livros antigos de folclore melhoraram a situação, dando 100 pontos pela descoberta sobre Dragonstone.

(Fim dos spoilers)

Essas pontuações divertidas e até um pouco irônicas são divulgadas todos os domingos pós-episódio. Por fim, você também precisa apostar em quem vai estar no Trono de Ferro no final da temporada. E também quem vai ser responsável por mais mortes. Em se tratando de Game of Thrones, não faltam concorrentes…

Continua após a publicidade
Publicidade