PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Casseta Popular e Planeta Diário

Casseta e Planeta um dia já foram duas turmas diferentes: uma que fazia uma revista desbocada e outra, um tablóide nonsense

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h51 - Publicado em 30 nov 2005, 22h00

Bruno Sassi

Muito antes de serem os reis das noites de terças-feiras na Rede Globo, os 7 marmanjos do Casseta & Planeta já levavam a vida no riso – e fazendo piadas bem mais sujas e pesadas. Nos anos 80, eles revolucionaram o humor no comando do jornal O Planeta Diário (feito por Hubert e Reinaldo, mais Cláudio Paiva, que saiu do grupo) e da revista Casseta Popular (produzida por Beto Silva, Bussunda, Claudio Manoel, Hélio de la Peña e Marcelo Madureira). Confira aqui algumas da histórias e dos melhores momentos que essas duas turmas – separadas e juntas – viveram ao longo das 80 edições do Planeta e das 53 da Casseta.

Blockbuster

O Planeta Diário começou em 1984, vendido de mão em mão na praia. Mas era tão bom e ousado que, um ano depois, a tiragem superou os 100 mil exemplares. Em janeiro de 1986, Hubert, Reinaldo e Cláudio Paiva apareceram nas páginas amarelas da revista Veja.

Puro escracho

Continua após a publicidade

A Casseta Popular nasceu como um fanzine na Faculdade de Engenharia da UFRJ em 1978,mas só virou uma revista de verdade 8 anos depois. Beto Silva, Hélio de La Peña, Marcelo Madureira, Claudio Manoel e Bussunda faziam um humor tão escrachado que logo ficaram amigos do trio do Planeta. E todos acabaram indo trabalhar na Globo.

Subo nesse palco

Além de jornal, revista e TV, os 7 ainda tinham tempo de viajar o Brasil fazendo shows para promover seus discos de (muito) humor e (pouca) música. Os caras tinham até uma loja, a Casseta Shopping Show, que vendia camisetas de sucesso.

Continua após a publicidade

Piada no xadrez

Certa vez, o Planeta causou indignação ao fazer uma apimentada “entrevista” com a Virgem Maria, com perguntas como: “O que um homem deve fazer para ser bom de manjedoura?” Foi aberta uma queixa-crime e o trio teve de ir à delegacia depor. “Mas no fim saímos sem ser fichados”, lembram eles.

Porta da fama

Continua após a publicidade

A estréia na TV foi num especial de fim de ano da Bandeirantes, em 1987: o Wandergleyson Show. Reinaldo e Hubert foram chamados para criar o programa e convidaram Marcelo Madureira para ajudá-los. Os humoristas não apareciam em cena. O protagonista era o ator Luiz Fernando Guimarães.

Cabo eleitoral

O maior momento da história da Casseta foi em 1988, quando lançou a candidatura do macaco Tião a prefeito. O bicho vivia no zoológico do Rio e seu primeiro comício reuniu 4500 pessoas. Como não havia urna eletrônica, muita gente votou de fato em Tião, que acabou em 3º, com 9,5% dos votos.

Continua após a publicidade

Barão da imprensa

Uma das grandes atrações do Planeta era o “dono” do jornal, o fictício Perry White. O cara virou autor de livro e até colunista da Folha de S. Paulo. Mas a DC Comics, dona dos direitos autorais das histórias do Superman, quis briga: afinal, Perry White é o nome do dono do jornal em que Clark Kent trabalha…

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.