PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Chewbacca falava inglês – e outras revelações de Peter Mayhew

O ator do wookie ressuscitou cenas raras de seu personagem conversando com Han Solo nos Episódios IV e V - sem fazer o urro.

Por Ana Carolina Leonardi Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 3 Maio 2019, 16h43 - Publicado em 10 nov 2016, 16h35

Se você gosta da saga Star Wars, provavelmente tem um carinho enorme por Chewbacca e seus urros incompreensíveis em Shryriiwook, a língua dos Wookies. Os diálogos debochados e irônicos eram parte chave da relação entre Han Solo, interpretado por Harrison Ford, e Chewbacca, personagem do ator Peter Mayhew, que faleceu aos 74 anos no dia 2 de maio de 2019 (e era, vale acrescentar, dois anos mais jovem que Harrison Ford).

Na prática, o público só conseguia presumir que esses diálogos eram debochados – e isso, a partir das falas de Solo, uma vez que o Wookie em si não falava nada que fosse compreensível. Pelo menos é que o chegou a nós, meros mortais. Durante a produção, é claro que Han precisava entender o que estava sendo dito – e, ao invés de ensinar Shryiiwook para Ford, os produtores preferiram abusar do sotaque inglês de Peter Mayhew e dublar os urros de Chewbacca por cima da voz, na pós-produção.

Nada disso é novidade para quem é aficcionado por descobrir detalhes sobre a trilogia clássica. Mas as cenas em que Chewbacca fala inglês são raras e difíceis de encontrar. Recentemente, quem ressuscitou uma dessas sequências foi o próprio Peter Mayhew, no seu perfil no Twitter.

O trecho do Império Contra-Ataca mostra um Chewie irritado consertando naves e à espera de Han para ir embora do planeta Hoth.

Continua após a publicidade

CHEWIE: “Onde raios você estava? Onde você estava?”
HAN: “Calma, não perca a paciência. Já vou aí te ajudar.”
CHEWIE: “Para onde você vai?”
HAN: “Entregar meu relatório.”
CHEWIE: “E quando vamos embora então?”
HAN: “Tá, vou falar para ele.”

Dá para ver que no final rolou uma confusão na conversa, mas o importante é que temos uma chance de ouvir a voz original de Mayhew, que não podia ser mais diferente dos sons graves que o Wookie faz depois de dublado. Mayhew tem a voz mais fraca e bem mais rouca, além de um sotaque britânico engraçado.

Essa não é a única cena disponível: em outro trecho, dessa vez de Uma Nova Esperança, vemos Chewie tirando uma com a cara de Ben Kenobi. “Aquele velho tá louco!”

Continua após a publicidade

Chewbacca não é o único caso de dublagem em Star Wars. O mais famoso de todas é do próprio Darth Vader. O personagem era um Frankenstein (e não só na saga). O vozeirão que conhecemos, é claro, vem de James Earl Jones. Quem usava a armadura negra era o fisiculturista David Prowse. Por fim, no Episódio VI, o rosto que aparece é do ator Sebastian Shaw.

Se ele não tem a voz de Chewbacca, o ator Peter Mayhew tem seu espírito zoeiro. Não é a primeira vez que ele faz sucesso no Twitter postando segredinhos de trás das cenas de Star Wars. Mayhew começou a publicar versões preliminares do script da saga, página por página, incluindo a cena entre Greddo e Solo, provando de uma vez por todas que, ao menos no papel, Han atirou primeiro.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.