GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Chewbacca falava inglês – e outras revelações de Peter Mayhew

O ator do wookie ressuscitou cenas raras de seu personagem conversando com Han Solo nos Episódios IV e V - sem fazer o urro.

Se você gosta da saga Star Wars, provavelmente tem um carinho enorme por Chewbacca e seus urros incompreensíveis em Shryriiwook, a língua dos Wookies. Os diálogos debochados e irônicos eram parte chave da relação entre Han Solo, interpretado por Harrison Ford, e Chewbacca, personagem do ator Peter Mayhew, que faleceu aos 74 anos no dia 2 de maio de 2019 (e era, vale acrescentar, dois anos mais jovem que Harrison Ford).

Na prática, o público só conseguia presumir que esses diálogos eram debochados – e isso, a partir das falas de Solo, uma vez que o Wookie em si não falava nada que fosse compreensível. Pelo menos é que o chegou a nós, meros mortais. Durante a produção, é claro que Han precisava entender o que estava sendo dito – e, ao invés de ensinar Shryiiwook para Ford, os produtores preferiram abusar do sotaque inglês de Peter Mayhew e dublar os urros de Chewbacca por cima da voz, na pós-produção.

Nada disso é novidade para quem é aficcionado por descobrir detalhes sobre a trilogia clássica. Mas as cenas em que Chewbacca fala inglês são raras e difíceis de encontrar. Recentemente, quem ressuscitou uma dessas sequências foi o próprio Peter Mayhew, no seu perfil no Twitter.

O trecho do Império Contra-Ataca mostra um Chewie irritado consertando naves e à espera de Han para ir embora do planeta Hoth.

CHEWIE: “Onde raios você estava? Onde você estava?”
HAN: “Calma, não perca a paciência. Já vou aí te ajudar.”
CHEWIE: “Para onde você vai?”
HAN: “Entregar meu relatório.”
CHEWIE: “E quando vamos embora então?”
HAN: “Tá, vou falar para ele.”

Dá para ver que no final rolou uma confusão na conversa, mas o importante é que temos uma chance de ouvir a voz original de Mayhew, que não podia ser mais diferente dos sons graves que o Wookie faz depois de dublado. Mayhew tem a voz mais fraca e bem mais rouca, além de um sotaque britânico engraçado.

Essa não é a única cena disponível: em outro trecho, dessa vez de Uma Nova Esperança, vemos Chewie tirando uma com a cara de Ben Kenobi. “Aquele velho tá louco!”

Chewbacca não é o único caso de dublagem em Star Wars. O mais famoso de todas é do próprio Darth Vader. O personagem era um Frankenstein (e não só na saga). O vozeirão que conhecemos, é claro, vem de James Earl Jones. Quem usava a armadura negra era o fisiculturista David Prowse. Por fim, no Episódio VI, o rosto que aparece é do ator Sebastian Shaw.

Se ele não tem a voz de Chewbacca, o ator Peter Mayhew tem seu espírito zoeiro. Não é a primeira vez que ele faz sucesso no Twitter postando segredinhos de trás das cenas de Star Wars. Mayhew começou a publicar versões preliminares do script da saga, página por página, incluindo a cena entre Greddo e Solo, provando de uma vez por todas que, ao menos no papel, Han atirou primeiro.