Relâmpago: Revista em casa a partir de 10,99

cinema: Ele é genial

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h46 - Publicado em 30 set 2004, 22h00

Cíntia Cristina da Silva

O primeiro trabalho de Alfred Hitchcock nos Estados Unidos, em 1940, foi um marco na carreira do diretor inglês. Começava a aventura hollywoodiana em que ele filmaria suas obras mais importantes. Não é exagero afirmar que a mesma transformação veio com a publicação, em 1967, de uma entrevista concedida ao diretor francês François Truffaut. Ali estava o selo de garantia: Hitchcock era um gênio. Em 1962, Truffaut propôs a conversa com mais de 50 horas que esmiuçaria os 53 filmes de Hitchcock. A idéia surgiu quando Truffaut descobriu que o inglês era considerado “sem substância” nos Estados Unidos. Do outro lado do Atlântico, em Paris, a influente revista Cahiers du Cinema e seus críticos Jean-Luc Godard, Eric Rohmer e o próprio Truffaut exaltavam o cinema autoral de Hitchcock. A conversa é uma das obras mais brilhantes da bibliografia cinematográfica.

• Em 1926, Hitchcock filmou O Inquilino Sinistro. Para ele, o primeiro a exibir o “estilo hitchcockiano”. O filme conta a história de um assassino de mulheres loiras que leva pânico às ruas de Londres.

• Foi nesse filme que o diretor fez sua primeira participação, apenas para “encher a tela”. Desde então Hitch apareceu, em pequenas participações, em todos os seus filmes.

• Conhecido como mestre do suspense, o inglês explicou a diferença entre suspense e surpresa. Basta imaginar duas pessoas conversando quando de repente uma bomba explode sob a mesa. Isso é surpresa. Em outra situação, pessoas conversam e é mostrado à platéia que uma bomba embaixo da mesa irá explodir em uma hora. Aqui está criado o suspense.

Continua após a publicidade

• Apesar das cinco indicações ao prêmio de melhor diretor, Hitchcock nunca ganhou um Oscar.

HITCHCOCK/TRUFFAUT: ENTREVISTAS

François Truffaut e Helen Scott

Continua após a publicidade

Companhia das Letras, 368 páginas, R$ 65

Publicidade

Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 5,99/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 10,99/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.