PRORROGAMOS! Assine a partir de 1,50/semana

Com todo respeito

Editorial do Diretor de Redação da SUPER

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 19h02 - Publicado em 21 abr 2010, 22h00

Sérgio Gwercman

Chico Xavier é uma das figuras religiosas mais importantes do país – se não for a mais. As cartas que ele psicografava levaram milhares de pessoas a procurá-lo em Minas Gerais. E contribuíram para fazer do Brasil um fenômeno kardecista – são cerca de 20 milhões de praticantes, mais do que em qualquer outro lugar do mundo. Chico trazia mensagens de conforto a famílias que sofriam com a perda de seus queridos. Era carismático. Não se valeu da confiança de seus seguidores para enriquecer. Sua liderança foi, acima de tudo, espiritual. Por tudo isso, merece ser muito respeitado.

Mas não podemos confundir respeito com reverência. Respeito você vai encontrar em cada página da reportagem escrita por Gisela Blanco e apurada em 4 cidades. Reverência não. Porque o jornalismo existe nas perguntas – e um jornalista não deve deixar de fazê-las, qualquer que seja a importância do personagem. É assim que trabalhamos aqui na SUPER. Não somos pró ou anti-Chico Xavier, como não somos favoráveis ou contrários ao papa, à Bíblia, a Charles Darwin.Nós nos damos o direito de fazer perguntas a todos eles. Às vezes, incômodas. Mas nem por isso desrespeitosas.

Nesse mês de abril, quando completaria 100 anos, Chico Xavier será merecidamente louvado em publicações, eventos e filmes. Ao homem que mudou o panorama religioso do Brasil, a SUPER deixa suas homenagens. E as perguntas também.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Black Friday

A melhor notícia da Black Friday

BLACK
FRIDAY
Digital Completo
Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

Apenas 5,99/mês*

ou
BLACK
FRIDAY

MELHOR
OFERTA

Impressa + Digital
Impressa + Digital

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*

a partir de 10,99/mês

ou

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$71,88, equivalente a 5,99/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.