Clique e Assine a partir de R$ 12,90/mês

Da filosofia aos animes: as influências de “Matrix”

"Matrix Resurrections" chega aos cinemas em 22 de dezembro. Veja o que, lá atrás, inspirou as irmãs Wachowski a criar a história de Neo, Trinity e Morpheus.

Por Rafael Battaglia 16 dez 2021, 18h00

Direto do Japão

Cena do filme
Divulgação/Reprodução

O universo e as cenas de ação de Matrix têm fortes influências de mangás e animes japoneses. A maior fonte é o sci-fi Ghost in the Shell (1995): do plug atrás da cabeça a memórias falsas, está (quase) tudo lá. O produtor Joel Silver já declarou que as irmãs Wachowski “queriam reproduzir exatamente aquilo, só que na vida real”.

Leitura obrigatória

Cena do filme
Divulgação/Reprodução

O elenco principal recebeu uma lista de leitura antes mesmo do roteiro, para que compreendessem o conceito. Ela incluía obras como Fora de Controle: A Nova Biologia das Máquinas, de Kevin Kelly, e Simulacros e Simulações, do filósofo Jean Baudrillard – que aparece como easter egg no primeiro filme.

Metaverso retrô

Capa do livro
Editora Aleph/Superinteressante
Continua após a publicidade

O livro Neuromancer (1984), de William Gibson, é um sci-fi cyberpunk sobre biotecnologia e realidade virtual. Na história, “matrix” é um mundo à parte, onde hackers ficam conectados à rede, e Zion, uma cidade que orbita a Terra. É o mesmo nome da colônia de humanos em Matrix – só que a da trilogia é subterrânea.

O cara dos quadrinhos

Artes conceituais de Matrix
Geof Darrow/Reprodução

Fãs da HQ Hard Boiled, de Frank Miller e Geof Darrow, as irmãs Wachowski chamaram Darrow para ilustrar as artes conceituais do mundo dominado pelas máquinas. Junto ao artista Steve Skroce, ele desenhou mais de 600 storyboards – o que ajudou as cineastas a vender a ideia aos executivos da Warner.

Siga o Coelho Branco

Capa do livro
Arte/Superinteressante

Não faltam homenagens a Alice no País das Maravilhas em Matrix. Trinity tem uma tatuagem de coelho. Neo é “engolido” por um espelho e descobre uma nova realidade (uma possível referência a Alice Através do Espelho). E há um exemplar da obra de Lewis Carroll no trailer do novo filme:

Continua após a publicidade

Publicidade