GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

E, no entanto, se move…

Exibidas numa pequena sala como curiosidade, assustaram alguns espectadores, que fugiram apavorados ao ver a imagem da locomotiva se aproximando.

As primeiras imagens com movimento a serem projetadas foram filmadas, em 1895, pelos irmãos Auguste e Louis Lumière, os inventores do cinema. Elas mostram a chegada de um trem numa estação. Exibidas numa pequena sala como curiosidade, assustaram alguns espectadores, que fugiram apavorados ao ver a imagem da locomotiva se aproximando. Logo o cinema tornou-se espetáculo, arte, diversão – e uma máquina de fazer dinheiro. Filmes como o clássico E o Vento Levou…(EUA, 1939), que vendeu quase 200 milhões de ingressos só nos Estados Unidos, poderiam bater a arrecadação de bilheterias estrondosas, como a do recordista atual, Titanic, caso fosse feita a correção da inflação.

• O maior fracasso de bilheteria de todos os tempos pertence ao filme A Ilha da Garganta Cortada (1995). Custou 100 milhões de dólares e não conseguiu recuperar mais que 10% do investimento.

• O filme de maior duração é Cura para a Insônia, com 85 horas. A maior parte do filme, do artista plástico americano Henry Timmis IV, consiste na leitura de um poema de 4 080 páginas por um ator.

• O maior estúdio de cinema do mundo é o da Universal, em Los Angeles, com 260 hectares de área e 34 estúdios de som.