Namorados: Revista em casa a partir de 9,90

Foi sem querer querendo

Por Da Redação Materia seguir SEGUIR Materia seguir SEGUINDO
Atualizado em 31 out 2016, 18h48 - Publicado em 1 jun 2005, 01h00

Clarissa Passos-Garcia

Logo que lançou sua emissora, Silvio Santos foi ao México em busca de programas baratos. Era início da década de 1980, quando o SBT atendia por TVS, e Silvio recebeu a oferta de um pacote da Televisa com novelas e um seriado, El Chavo del Ocho. As aventuras do garoto pobre não agradaram ao Patrão. Mas como sua predileção pelos dramas mexicanos é velha – e a Televisa insistiu que era tudo ou nada – Sílvio arrematou o seriado, rebatizado de Chaves. Sem botar fé na atração, resolveu escondê-la num canto da programação. Não poderia ter escolhido lugar mais nobre: Chaves estreou em 1984, em pleno programa do Bozo.

As caras da vila

Quem é quem na vizinhança

Chiquinha

Atriz: Maria Antonieta de Las Nieves

Continua após a publicidade

Perfil: Esperta, costuma enganar Chaves e Quico. É filha do seu Madruga – a quem também enrola.

Bordão: “Sim, sim, paizinho liiiiiiindo…” e “pois é, pois é, pois é”.

Por onde anda: Após pendenga judicial com Bolaños, que fazia o Chaves, conseguiu direitos sobre a personagem e se apresenta como Chiquinha em circos e programas de TV. Também atua em novelas – como Sonhos e Caramelos.

Dona Florinda

Atriz: Florinda Meza

Continua após a publicidade

Perfil: A mãe do Quico, Florinda Corcuera Vidialpango, não tolera os vizinhos. Só gosta do professor Girafales, com quem flerta preparando xícaras de café.

Bordão: “Venha, tesouro. Não se misture a essa gentalha!”

Por onde anda: Atua, dirige e produz peças de teatro, novelas e programas de TV – quase sempre ao lado de seu amor Roberto Bolaños.

Chaves

Ator: Roberto Gómez Bolaños

Continua após a publicidade

Perfil: Pobre e faminto, vive se escondendo num barril e topa qualquer coisa por um sanduíche de presunto.

Bordão: “Foi sem querer querendo” e “isso, isso, isso”.

Por onde anda: Lançou um livro de poemas em 2003 e casou no ano passado, após quase 3 décadas de relacionamento, com Florinda Meza – ela mesma, a dona Florinda.

Seu Madruga

Ator: Ramón Valdéz

Continua após a publicidade

Perfil: Vivendo entre a preguiça e as dificuldades financeiras, deve 14 meses de aluguel e sempre implica com o Chaves.

Bordão: “Tinha que ser o Chaves!”

Por onde anda: Deixou o elenco em 1979. Em 1984, estrelou uma série com Carlos Villagrán, o Quico. Morreu em agosto de 1988, aos 65 anos, vítima de câncer no pulmão.

Quico

Ator: Carlos Villagrán

Continua após a publicidade

Perfil: Muito mimado pela mãe, a dona Florinda, Frederico Bardón de la Regueira chora por qualquer coisa e tem acesso a tudo que o Chaves não tem – por exemplo, comida.

Bordão: “Mamããããããe” e “gentalha, gentalha, gentalha”.

Por onde anda: Vive na Argentina, onde Bolaños não detém os direitos dos personagens de “Chaves”, e lá se apresenta como Kiko (agora escrito com “K”).

5 episódios geniais

1. Chaves decide vender refrescos: limão, que lembra tamarindo e tem gosto de groselha; tamarindo, que parece groselha, mas tem gosto de limão; e groselha, que parece limão e tem sabor de… tamarindo.

2. Seu Madruga e Chiquinha ganham uma viagem a Acapulco e dona Florinda também se manda com Quico para a praia. Com pena de Chaves, senhor Barriga o leva para lá. Na versão brasileira, Acapulco virou “Guarujá”.

3. Quico ganha um cachorro e decide batizá-lo como “Madruguinha”. Quando dona Florinda dá um fim no bichinho, Quico começa acreditar que a Bruxa do 71 transformou-o em regador.

4. Girafales dá aulas de música e as crianças cantam “Que bonita a sua roupa, que roupinha muito louca/ Nela é tudo remendado, não vale nem um centavo, mas agrada a quem olhar”.

5. Um curto-circuito deixa a vila sem energia. Quando a eletricidade volta, Quico pega nos fios elétricos e toma um choque. Todos que tentam tirá-lo de lá acabam grudados numa corrente de eletrocutados.

Você sabia que…

…Chavo quer dizer “moleque”. Daí o nome da série, El Chavo Del Ocho (“O Garoto do 8”). O “8” pode ser referência ao canal em que era exibido no México ou ao número de sua casa na vila. Não, ele não vivia no barril.

…”Chaves” chegou a picos de 60 pontos de audiência no México e foi vendido para Peru, Porto Rico, Colômbia, Chile e EUA, entre outros.

…O programa foi produzido entre 1971 e 1983, voltando para um “chorinho” de 1990 a 1995 – mas já sem o falecido Madruga e Quico, que foi fazer uma série na Venezuela.

Gentalha, gentalha, gentalha!!!

Personagens B da série B

Nhonho

Febronio Barriga Gordorritúa é o filho bondoso e mimado do senhor Barriga.

Professor Girafales

Dá aulas para as crianças e freqüenta a vila para paquerar dona Florinda.

Senhor Barriga

Proprietário das casas da vila, seu nome completo é Zenon Barriga e Pesado.

Jaiminho

O carteiro é dono de um dos melhores bordões da série: “eu quero evitar a fadiga”.

Bruxa do 71

Dona Clotilde ganhou o apelido porque as crianças acreditam que ela é feiticeira. Morre de amor por seu Madruga, mas ele vive fugindo da pobre.

Publicidade


Matéria exclusiva para assinantes. Faça seu login

Este usuário não possui direito de acesso neste conteúdo. Para mudar de conta, faça seu login

Digital Completo

Acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
Apenas 9,90/mês*
OFERTA RELÂMPAGO

Revista em Casa + Digital Completo

Receba Super impressa e tenha acesso ilimitado ao site, edições digitais e acervo de todos os títulos Abril nos apps*
A partir de 9,90/mês

*Acesso ilimitado ao site e edições digitais de todos os títulos Abril, ao acervo completo de Veja e Quatro Rodas e todas as edições dos últimos 7 anos de Claudia, Superinteressante, VC S/A, Você RH e Veja Saúde, incluindo edições especiais e históricas no app.
*Pagamento único anual de R$118,80, equivalente a R$ 9,90/mês.

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.