Clarissa Passos-Garcia
Logo que lançou sua emissora, Silvio Santos foi ao México em busca de programas baratos. Era início da década de 1980, quando o SBT atendia por TVS, e Silvio recebeu a oferta de um pacote da Televisa com novelas e um seriado, El Chavo del Ocho. As aventuras do garoto pobre não agradaram ao Patrão. Mas como sua predileção pelos dramas mexicanos é velha – e a Televisa insistiu que era tudo ou nada – Sílvio arrematou o seriado, rebatizado de Chaves. Sem botar fé na atração, resolveu escondê-la num canto da programação. Não poderia ter escolhido lugar mais nobre: Chaves estreou em 1984, em pleno programa do Bozo.
As caras da vila
Quem é quem na vizinhança
Chiquinha
Atriz: Maria Antonieta de Las Nieves
Perfil: Esperta, costuma enganar Chaves e Quico. É filha do seu Madruga – a quem também enrola.
Bordão: “Sim, sim, paizinho liiiiiiindo…” e “pois é, pois é, pois é”.
Por onde anda: Após pendenga judicial com Bolaños, que fazia o Chaves, conseguiu direitos sobre a personagem e se apresenta como Chiquinha em circos e programas de TV. Também atua em novelas – como Sonhos e Caramelos.
Dona Florinda
Atriz: Florinda Meza
Perfil: A mãe do Quico, Florinda Corcuera Vidialpango, não tolera os vizinhos. Só gosta do professor Girafales, com quem flerta preparando xícaras de café.
Bordão: “Venha, tesouro. Não se misture a essa gentalha!”
Por onde anda: Atua, dirige e produz peças de teatro, novelas e programas de TV – quase sempre ao lado de seu amor Roberto Bolaños.
Chaves
Ator: Roberto Gómez Bolaños
Perfil: Pobre e faminto, vive se escondendo num barril e topa qualquer coisa por um sanduíche de presunto.
Bordão: “Foi sem querer querendo” e “isso, isso, isso”.
Por onde anda: Lançou um livro de poemas em 2003 e casou no ano passado, após quase 3 décadas de relacionamento, com Florinda Meza – ela mesma, a dona Florinda.
Seu Madruga
Ator: Ramón Valdéz
Perfil: Vivendo entre a preguiça e as dificuldades financeiras, deve 14 meses de aluguel e sempre implica com o Chaves.
Bordão: “Tinha que ser o Chaves!”
Por onde anda: Deixou o elenco em 1979. Em 1984, estrelou uma série com Carlos Villagrán, o Quico. Morreu em agosto de 1988, aos 65 anos, vítima de câncer no pulmão.
Quico
Ator: Carlos Villagrán
Perfil: Muito mimado pela mãe, a dona Florinda, Frederico Bardón de la Regueira chora por qualquer coisa e tem acesso a tudo que o Chaves não tem – por exemplo, comida.
Bordão: “Mamããããããe” e “gentalha, gentalha, gentalha”.
Por onde anda: Vive na Argentina, onde Bolaños não detém os direitos dos personagens de “Chaves”, e lá se apresenta como Kiko (agora escrito com “K”).
5 episódios geniais
1. Chaves decide vender refrescos: limão, que lembra tamarindo e tem gosto de groselha; tamarindo, que parece groselha, mas tem gosto de limão; e groselha, que parece limão e tem sabor de… tamarindo.
2. Seu Madruga e Chiquinha ganham uma viagem a Acapulco e dona Florinda também se manda com Quico para a praia. Com pena de Chaves, senhor Barriga o leva para lá. Na versão brasileira, Acapulco virou “Guarujá”.
3. Quico ganha um cachorro e decide batizá-lo como “Madruguinha”. Quando dona Florinda dá um fim no bichinho, Quico começa acreditar que a Bruxa do 71 transformou-o em regador.
4. Girafales dá aulas de música e as crianças cantam “Que bonita a sua roupa, que roupinha muito louca/ Nela é tudo remendado, não vale nem um centavo, mas agrada a quem olhar”.
5. Um curto-circuito deixa a vila sem energia. Quando a eletricidade volta, Quico pega nos fios elétricos e toma um choque. Todos que tentam tirá-lo de lá acabam grudados numa corrente de eletrocutados.
Você sabia que…
…Chavo quer dizer “moleque”. Daí o nome da série, El Chavo Del Ocho (“O Garoto do 8”). O “8” pode ser referência ao canal em que era exibido no México ou ao número de sua casa na vila. Não, ele não vivia no barril.
…”Chaves” chegou a picos de 60 pontos de audiência no México e foi vendido para Peru, Porto Rico, Colômbia, Chile e EUA, entre outros.
…O programa foi produzido entre 1971 e 1983, voltando para um “chorinho” de 1990 a 1995 – mas já sem o falecido Madruga e Quico, que foi fazer uma série na Venezuela.
Gentalha, gentalha, gentalha!!!
Personagens B da série B
Nhonho
Febronio Barriga Gordorritúa é o filho bondoso e mimado do senhor Barriga.
Professor Girafales
Dá aulas para as crianças e freqüenta a vila para paquerar dona Florinda.
Senhor Barriga
Proprietário das casas da vila, seu nome completo é Zenon Barriga e Pesado.
Jaiminho
O carteiro é dono de um dos melhores bordões da série: “eu quero evitar a fadiga”.
Bruxa do 71
Dona Clotilde ganhou o apelido porque as crianças acreditam que ela é feiticeira. Morre de amor por seu Madruga, mas ele vive fugindo da pobre.