Nelson Alves Jr.
Nada de controles que tremem ou alavancas com milhares de opções. Para fugir da mesmice, a nova safra de games está transformando o jogo numa experiência sensorial com câmeras que captam movimentos, microfones e até bongôs. A habilidade nesse caso não está no domínio de botões e movimentos complexos, mas na coordenação motora e vocal. É o corpo no comando.
O mais exaustivo
PS2 – Sony Computer
Entertainment Europe – R$ 135
O funcionamento é simples: a cerca de 3 metros da televisão, o jogador agita as mãos diante de uma câmera que transforma os movimentos em comandos. Os desafios vão de embaixadas com bola de futebol à limpeza de janelas, passando pelo boxe. O resultado é exaustivo para quem joga e hilário para quem assiste.
O mais musical
PS2/Xbox – Karaoke Revolution
Harmonix – R$ 165 (jogo + microfone)
https://www.konami.com/karaokexbox
Nesse karaokê, aleluia, desafinados não têm vez. O sucesso depende do bom desempenho na barra que mede graves e agudos. Quanto melhor a performance, mais animada fica a platéia, que canta junto. Avançar de fase vale discos de platina e acesso a novos personagens. Tudo isso se esbaldando com hits de Michael Jackson, Aretha Franklin ou Elvis.
O mais inovador
GameCube – Donkey Kong: Jungle Beat
Nintendo – R$ 165 (jogo + bongôs)
ww.nintendo.co.jp/ngc/gybj/
Batidas num bongô controlam os movimentos de um macaco. Toques orientam saltos e a direção para onde ele correrá. Palmas comandam socos. Para enfrentar vilões, tudo se altera: cada toque no bongô dispara um soco – assim é possível emplacar uma seqüência de diretos. Disponível apenas no Japão, deve chegar aos Estados Unidos neste ano.
O mais barulhento
PS2 – Taiko Drum Master
Namco – R$ 165
https://www.namco.com/games/taiko
Um par de tambores e duas baquetas são os acessórios desse game musical que tem cerca de 30 músicas no repertório. As partidas se desenrolam com seqüências indicando em qual tambor você deve bater: direito, esquerdo ou ambos. Como bônus, o jogo possui alguns minigames não musicais que também utilizam as baquetas.
O clássico – Samba de Amigo
Sega
https://dreamcast.ign.com/articles/164/164748p1.html
Lançado em 2000, Samba de Amigo revolucionou o segmento musical ao introduzir maracas como controle. Para jogar, era preciso chacoalhá-las seguindo o ritmo de seis círculos coloridos fixos na tela. Criatividade e pioneirismo tinham apenas um problema, que pesava no bolso: na época, o produto custava US$ 120.
Uma dica – GunCon 2
Namco – R$ 165
Pistola para jogos de tiro existem aos montes. Mas a GunCon é a pistola-mor. Mais robusto e eficiente que qualquer concorrente, o trabuco também esbanja estilo. E, apesar de vendido apenas em conjunto com os jogos da série Time Crisis, pode ser usado em diversos games, como Resident Evil: Dead Aim e Dino Stalker.