Pedro Burgos
Em 9 de novembro, centenas de lojas americanas abriram as portas à meia-noite. Do lado de fora, gamers esperavam para colocar as mãos numa cópia de Halo 2. Passadas 24 horas, o melhor e mais esperado jogo para Xbox (o videogame da Microsoft) vendera 2,4 milhões de cópias. O faturamento chegava a 125 milhões de dólares – maior marca de todos os tempos na indústria do entretenimento, batendo qualquer filme, disco ou DVD já lançado (veja abaixo). A saga não parou aí: ao final do mês, 5 milhões de pessoas haviam comprado Halo 2. Para comparar, é o dobro do que Norah Jones, líder de vendas musicais em 2004, atingiu no mesmo período.
Tanto barulho não é por nada. Halo 2 é uma obra-prima. Em 2552, um supersoldado ciborgue tem de defender a Terra num ataque alienígena. Enredo batido, mas cheio de reviravoltas. A produção é caprichada – às vezes dá vontade de parar o tiroteio para apreciar paisagens alienígenas, ouvindo a trilha que mistura corais góticos, tambores de guerra, Steve Vai e a banda Incubus. A façanha comercial, vale dizer, contou com outros ingredientes. Halo 2 teve marketing pesado. Ganhou a veiculação dos primeiros trailers de game na história do cinema e até contagem regressiva na Times Square, em Nova York.
XBOX
Halo 2
Bungie, R$ 125, https://www.bungie.net
Halo explode a banca
Os recordistas de faturamento no mundo do entretenimento
CINEMA
Homem-Aranha 2
Apesar de não ter sido a maior bilheteria de 2005 (perdeu para Shrek 2), o aracnídeo faturou US$ 40,5 milhões no dia da estréia americana, batendo o recorde que pertencia ao primeiro filme da série
MÚSICA
Norah Jones
Com seu segundo CD, Feels Like Home, a doce cantora de jazz americana faturou US$ 19 milhões na semana de estréia, com pouco mais de 1 milhão de cópias vendidas nos EUA. Fechou o ano com 8 milhões de CDs vendidos no mundo, mais que qualquer outro músico
DVD
Shrek 2
O filme do simpático Ogro estraçalhou vários recordes, incluindo aí o de DVD que mais vendeu em um fim de semana. Somando as pré-vendas e compras no primeiro dia, a versão caseira da animação faturou 100 milhões de dólares em sua estréia nos Estados Unidos