GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Inspiração divina

Luta por poder, agonia, êxtase e louvor fazem parte da poesia, descoberta no começo do século XX e que hoje está sendo estudada na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos.

O primeiro texto de ficção com autoria reconhecida foi composto por uma mulher chamada Enheduanna há 4 000 anos. Ela era a sacerdotisa de Ur, capital da civilização mesopotâmica, que se desenvolveu onde hoje fica o sudeste do Iraque. Enheduanna era a mais alta autoridade mesopotâmica e escreveu um longo poema épico dedicado à deusa Innana. Luta por poder, agonia, êxtase e louvor fazem parte da poesia, descoberta no começo do século XX e que hoje está sendo estudada na Universidade de Berkeley, na Califórnia, Estados Unidos. O texto foi escrito no alfabeto cuneiforme e gravado em pequenos tabletes de argila. O retrato da deusa, profundamente humano e cheio de nuanças psicológicas, fala de uma mulher doce e amorosa, mas que também é capaz de se transformar numa pessoa feroz e cruel.

• A primeira forma de escrita inventada pelo homem foi a cuneiforme, gravada em tabletes de argila, criada pelos babilônios há mais de 4 000 anos onde hoje é o Iraque.