Clique e assine a partir de 8,90/mês

Livro da semana: “A Realidade Oculta”, de Brian Greene

As equações da relatividade geral, da física quântica e da teoria de cordas apontam para nove tipos de universos paralelos. Este livro explica todos.

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 29 jul 2020, 20h21 - Publicado em 17 jul 2020, 18h18

“A Realidade Oculta” | clique aqui para comprar

O Universo provavelmente está povoado de cópias de você. E de sua mãe, do Usain Bolt e do Elon Musk. Em algumas, Bolt é sedentário e Musk é pobre. Em outras, tudo segue exatamente do jeito que está – você, inclusive, lê este post, nesta mesma posição.

Loucura? Não, é imposição matemática. Se o Universo é mesmo infinito, então a combinação de átomos que perfaz a Terra – e todos que a habitam – obrigatoriamente precisa se repetir infinitas vezes. É como ter um tempo infinito para jogar sempre a mesma sequência na Mega-Sena de fim de ano. Uma hora dá certo.

Acontece que essa é só a ponta do iceberg. As equações da relatividade geral de Einstein, da física quântica e da novíssima teoria de cordas apontam para nove tipos diferentes de universos paralelos – todos dentro do alcance da nossa matemática, mas fora dos limites da imaginação.

Continua após a publicidade

Brian Greene, um físico teórico altamente cabeçudo da Universidade Columbia, explica todos os nove em “A Realidade Oculta” (@companhiadasletras). Por meio de metáforas escolhidas com muito cuidado, ele é capaz de transformar a matemática complicadíssima por trás dessas hipóteses em uma sequência de imagens mentais etéreas e fascinantes, que fazem o roteiro de Dark parecer brincadeira de criança.

Esse é o segundo dos #SuperLivros. Todos os domingos, a SUPER está recomendando uma obra que inspira a gente a escrever os posts que você lê aqui no Instagram. Para acessar o site e comprar o seu, é só arrastar o story do livro para cima ali no destaque “livros” – ou então clicar no link da bio. Quem ler e gostar, pode fazer um story com um livro para aparecer no nosso perfil! ;)⠀

Esse é o #SuperLivros. Todos os domingos, a SUPER recomenda uma obra que inspira nossos redatores a escrever o conteúdo que você acompanha na revista impressa, no nosso site e nas redes sociais. Até o próximo final de semana.

#SuperLivros | Conheça nossas outras recomendações.

Continua após a publicidade

  

Publicidade