Clique e assine a partir de 8,90/mês

Livro da semana: “A Realidade Oculta”, de Brian Greene

As equações da relatividade geral, da física quântica e da teoria de cordas apontam para nove tipos de universos paralelos. Este livro explica todos.

Por Bruno Vaiano - Atualizado em 29 jul 2020, 20h21 - Publicado em 17 jul 2020, 18h18

“A Realidade Oculta” | clique aqui para comprar

O Universo provavelmente está povoado de cópias de você. E de sua mãe, do Usain Bolt e do Elon Musk. Em algumas, Bolt é sedentário e Musk é pobre. Em outras, tudo segue exatamente do jeito que está – você, inclusive, lê este post, nesta mesma posição.

Loucura? Não, é imposição matemática. Se o Universo é mesmo infinito, então a combinação de átomos que perfaz a Terra – e todos que a habitam – obrigatoriamente precisa se repetir infinitas vezes. É como ter um tempo infinito para jogar sempre a mesma sequência na Mega-Sena de fim de ano. Uma hora dá certo.

Acontece que essa é só a ponta do iceberg. As equações da relatividade geral de Einstein, da física quântica e da novíssima teoria de cordas apontam para nove tipos diferentes de universos paralelos – todos dentro do alcance da nossa matemática, mas fora dos limites da imaginação.

Brian Greene, um físico teórico altamente cabeçudo da Universidade Columbia, explica todos os nove em “A Realidade Oculta” (@companhiadasletras). Por meio de metáforas escolhidas com muito cuidado, ele é capaz de transformar a matemática complicadíssima por trás dessas hipóteses em uma sequência de imagens mentais etéreas e fascinantes, que fazem o roteiro de Dark parecer brincadeira de criança.

Esse é o segundo dos #SuperLivros. Todos os domingos, a SUPER está recomendando uma obra que inspira a gente a escrever os posts que você lê aqui no Instagram. Para acessar o site e comprar o seu, é só arrastar o story do livro para cima ali no destaque “livros” – ou então clicar no link da bio. Quem ler e gostar, pode fazer um story com um livro para aparecer no nosso perfil! ;)⠀

Esse é o #SuperLivros. Todos os domingos, a SUPER recomenda uma obra que inspira nossos redatores a escrever o conteúdo que você acompanha na revista impressa, no nosso site e nas redes sociais. Até o próximo final de semana.

#SuperLivros | Conheça nossas outras recomendações.