GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros SuperImportantes

Revolução explicada

Commentariolus, Nicolau Copérnico, tradução Roberto Andrade Martins, Nova Stella Editorial, São Paulo, 1990

Trata-se do primeiro texto que Copernico (1473-1543) escreveu presumivelmente por volta de 1510, explicando a inovadora teoria do heliocentrismo, que considerava o Sol o centro do Universo e não a Terra, como até então se acreditava. A versão final da teoria surgiria em 1540 com o De revolutionibus (Das revoluções dos corpos celestes).

Commentariolus é uma obra concisa de apenas dezesseis páginas. No entanto, é de difícil compreensão mesmo para especialistas. Registre-se o esforço de, interpretação do tradutor Robert Martins, professor da Universidade Estadual de Campinas, que nas notas de rodapé fornece uma série de informações astronômicas e históricas para melhor compreensão do texto.

Revisão medieval

História da Baixa Idade Média, Jônatas Batista Neto, Editora Ática, São Paulo, 1990

Obra destinada aos estudantes do segundo grau sobre as transformações sofridas pela Europa no período de 1066 a 1453, denominado Baixa Idade Média. O autor é professor da Universidade de São Paulo.

Experiências de vida

Natureza humana, D. W. Winnicot, Imago, Rio de Janeiro, 1990

O psicanalista inglês Donald Winnicott (1896-1971), especializado em tratamento de crianças, deu-se a tarefa de reunir e dar sentido às diversas experiências que viveu junto de seus pacientes. Num grande esforço de síntese, ele apresenta um ponto de vista sobre os mais importantes assuntos da teoria psicanalítica, como o complexo de Édipo, a sexualidade infantil, o inconsciente e a agressividade. Pena que a morte do autor tenha deixado o trabalho inacabado.

Passeio no gelo

Antártica, uma viagem ao topo do mundo, Marcomede Rangem Nunes, Livraria Francisco Alves, São Paulo, 1990

A gaivota Skua convida o tucano araçari, que vive na Amazônia, para visitar a Antártica, onde ele mora. A partir daí, os dois personagens conduzirão o leitor pelos caminhos de uma região hostil, onde no inverno a temperatura pode chegar a 40 graus negativos. O recurso serve também para contar a história da presença brasileira no continente gelado. Físico e pesquisador do Observatório Nacional do Rio de Janeiro, tendo participado, em 1984, da Terceira Operação Antártica, o autor dedica-se à divulgação científica para jovens.

Geografia pioneira

Ratzel
, organizado por Antonio Carlos Robertt Moraes, Editora Ática, São Paulo, 1990

Coletânea dos mais significativos textos do geógrafo alemão Friedrich Ratzel (1844-1904), traduzidos pela primeira vez para o português. Um dos responsáveis pela sistematização da (Geografia moderna. Ratzel foi pioneiro,em estudos dedicados especificamente à discussão dos problemas humanos, a antropologia.