GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros SuperImportantes

À caça de perguntas
O sorrido do flamingo, reflexões sobre História Natural, Stephen Jay Gould, Martins Fontes, São Paulo, 1990

No artigo que dá título a essa coletânea de ensaios, o paleontólogo Stephen Jay Gould pergunta por que o formato do bico do flamingo é diferente do que as outras aves. E dá uma resposta simples e contundente: é que os flamingos se alimentam de cabeça para baixo. A partir daí, Gould promove interessante discussão sobre o papel que a forma e a função desempenham na história da evolução. Mais uma importante contribuição do cientista à história da vida.


Erva bem brasileira

O livro do matte, Teresa Urban, Salamandra Consultoria Editorial, Rio de Janeiro, 1990

Planta característica do Sul do país , a erva-mate é parte integrante da cultura brasileira. Sua história, desde se uso pelos índios guaranis até os dias de hoje – quando é utilizada para se fazer a infusão conhecida como chá-mate ou mesmo no ritual gaúcho do chimarrão –, é narrada pela autora, historiadora e jornalista paranaense.


Faça você mesmo

50 pequenas coisas que você pode fazer para salvar a Terra, The Earth Works Group, Editora Best Seller, São Paulo, 1990

Se você se preocupa com o futuro de nosso planeta, tome uma atitude. Com esse objetivo, a entidade americana The Earth Works Group escreveu esse pequeno guia, de fácil entendimento, com informações sobre o meio ambiente. Além disso, dados estatísticos mostram a eficácia que podem ter as ações individuais no dia-a-dia.

Mudança sem povo

A formação das almas, o imaginário da República no Brasil, José Murilo de Carvalho, Companhia das Letras, São Paulo, 1990

Que histórias contam os monumentos erguidos em praça pública, as caricaturas de jornais, os hinos, as bandeiras e as obras de arte do final do século XIX no Brasil? Com originalidade, o respeitado historiador mineiro Joé Murilo de Carvalho utilizou-se desse material para interpretar o início do período republicano, mostrando como o povo esteve afastado desse processo de mudança e de que forma o novo regime se consolidou.

Depois de Copérnico

A revolução copernicana
, Thamas S. Kuhn, Edições 70, Lisboa, 1990

Quando, em 1540, Nicolau Copérnico publicou o De Revolutionibus (Das revoluções dos corpos celestes), nascia a versão final da teoria heliocêntrica, segundo a qual, o Sol era o centro do Universo, e não a Terra, como até então se acreditava. As repercussões dessas teorias sobre a Astronomia, a Filosofia, a Física e a própria religião são analisadas pelo autor, professor de História da Ciência na Universidade Harvard, nos Estados Unidos

Das trevas às luzes

História da vida privada, da Europa feudal à Renascença, Georges Duby e Philippe Ariès, Companhia das Letras, 1990

Segundo de uma coleção de cinco, esse volume, que se estende do ano 1000 à Renascença, traça um retrato da aristocracia do norte da França entre os séculos XI e XII e da vida privada dos notáveis da região da Toscana, na Itália, nos séculos XIV e XV . Valendo-se de cartas, obras literárias, arftefatos e objetos domésticos, os autores reconstituem as instituições e os costumes do período, fundamental para a compreensão do surgimento da sociedade moderna.

60 anos da História

Brasil dia-a-dia, Editora Abril, São Paulo, 1990

Levantamento cronológico completo dos fatos mais importantes que marcaram a vida brasileira, da década de 30 até 1990, quando foi eleito um presidente depois de quase trinta anos de escolhas indiretas. As transformações acontecidas no Brasil e no mundo, as frases e as personalidades destacadas nesses sessenta anos estão incluídas nessa obra. Um belo trabalho de pesquisa, baseado nas informações publicadas pela imprensa escrita, que vale a pena conferir.