GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros SuperImportantes

Energia e meio ambiente, Samuel Murgel Branco, Editora Moderna , 1991, São Paulo

A geração e o uso de energia são dos mais controvertidos problemas ambientais. No entanto, o exagero nas restrições pode causar graves prejuízos ao desenvolvimento de uma região ou de um pais já que sem energia não se vive. Com base nessa questão contraditória, o autor, biólogo e professor da Universidade de São Paulo, faz um balanço da disponibilidade energética existente no Brasil e das alternativas para seu aproveitamento; aponta as implicações de cada uma sobre o meio ambiente e propõe uma energética com base em necessidades reais, que leve em conta o ponto de vista ambiental.

 

 

Sem preconceitos

Aids, a terceira epidemia, ensaios e tentativas, Herbert Daniel e Richard Parker , Iglu Editora, 1991.

Ao longo de quarto anos, dois amigos, o escritor Herbert Daniel e o antroprólogo americano Richard Parker, escreveram os artigos que compõem este livro. Os autores centraram suas analises no que denominam terceira epidemia da doença no Brasil e no mundo – a das reações sociais, culturais , econômicas e políticas à moléstia, abordando o preconceito, o pânico e chamando a atenção para a importância da solidariedade. No ultimo artigo , Herbert Daniel, que é portador de HIV, alerta o fato de que , apesar de incurvel, a doença se torna cada vez mais tratável. É uma narrativa verdade e apaixonada de como prevenir-se , viver e morrer com AIDS, no final do século XX.

 

 

Pique de divulgador

A relatividade do erro, Isaac Asimov, Edições 70, Lisboa, 1991.

Com a habilidade de sempre, o mais conhecido divulgador da ciência discorre sobre átomos e planetas. São artigos publicados originalmente na revista americana The Magazine of Fantasy and Science Fiction , para a qual Asimov vem produzindo um artigo por mês , sem falta, desde 1958.