GABRILA65162183544miv_Superinteressante Created with Sketch.

Livros SuperImportantes

Livros indicados pela Superinteressante

O contador de histórias

O poder do mito, Joseph Campbell com Bill Moyers, Editora Palas Athena, São Paulo, 1990

Esse livro contém uma série de entrevistas realizadas pelo jornalista americano Bill Moyers com Joseph Campbell (1904-1987), uma das maiores autoridades em mitologia e folclore deste século. Nessas conversas, que renderam mais de 24 horas de fitas gravadas, Campbell, um grande contador de história, falou sobre os principais temas que pesquisou durante a vida, como o casamento, os sacrifícios rituais e até mesmo os personagens heróicos do filme Guerra nas estrelas.

 

 

 

 

De A a Z

Dicionário de Pré-História, Michel Brézillon, Edições 70, Lisboa, 1990

Trata-se de uma obra de referência que procura dar uma visão geral da Pré-História e ajuda entender como se deu a evolução humana nesse período. Além dos verbetes, o autor, historiador francês especialista no tema, incluiu no dicionário mapas e cronologia bem detalhadas.

 

 

 

 

 

Origens e destino

História natural do homem, volume 1, O homem imprevisto, André Bourguignon, Jorge Zahar Editor, Rio de Janeiro, 1990

Aos 70 anos de idade, no auge de uma carreira que inclui 450 publicações científicas, o autor, professor francês que se dedica à pesquisa e ao ensino em diversas áreas da Medicina, especialmente a Psiquiatria, analisa aqui a origem e o destino provável da humanidade – como o de qualquer outra espécie, a extinção. Para Bourguignon, a evolução é um processo direcionado, hierárquico e cíclico, imprevisível mas não anárquico. Das várias teorias sobre a evolução da vida na Terra – de Lamarck e Darwin até as teorias mais recentes – às descobertas da Paleontologia sobre a origem do homem, o autor, termina formulando hipótese a respeito da violência que se destaca nas relações entre indivíduos e comunidades.

 

 

 

 

Antes dos espanhóis

Os astecas na véspera da conquista espanhola, Jacques Soustelle, Companhia das Letras, São Paulo, 1990

O dia-a-dia da civilização asteca que habilitava as margens dos grandes lagos do México central, antes da chegada dos espanhóis em 1519 é reconstituído pelo autor, etnólogo francês. Com base em documentos escritos pelos conquistadores, como Hernán Cortez e Bernal Días e em registros deixados pelos próprios astecas, Soustelle descreve o apogeu e a destruição de um grande império.

 

 

 

 

O bem e o mal

Radiobiologia e radioproteção, Maurice Tubiana e Michel Bertin, Edições 70, Lisboa, 1990

No final do século XIX, com a descoberta dos raios X, desenvolveu-se a radiobiologia, ciência que estuda os efeitos das radiações sobre o organismo humano. A partir daí, os autores, médicos franceses, mostram como se desenvolveram a radioterapia – utilização das radiações para fins terapêuticos – e a radioproteção, ou seja, como o homem pode se proteger dos múltiplos perigos que tais radiações oferecem e de que forma elas podem ser utilizadas em seu benefício.